Não basta formação: é necessário motivação para inovar
Por Esther Carvalho (texto publicado no Perfil Econômico | 17 de julho de 2017)
Num mundo interconectado e de rápidas mudanças há que se pensar o papel e, principalmente, o modelo de escola que dê conta da formação das novas gerações. A escola tal qual temos hoje, não atende às necessidades de nossas crianças e jovens que imersos nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, relacionam-se, pensam e aprendem e convivem de maneira diferente.
[ Leia na íntegra ]
Base Nacional Curricular Comum - o começo de um longo caminho
Por Esther Carvalho (texto publicado no Perfil Econômico | 14 de abril de 2017)
No dia 6 de abril o Ministério da Educação, MEC, entregou, oficialmente, ao Conselho Nacional de Educação a Base Nacional Curricular Comum, BNCC, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Falta, ainda, a finalização da BNCC para o Ensino Médio, o que deverá acontecer até o final do ano.
[ Leia na íntegra ]
Educação: por uma política de estado e não de governo
Por Esther Carvalho (texto publicado no Perfil Econômico | 22 de abril de 2016)
Em tempos de "vacas magras" ao que se refere à credibilidade ética, política e econômica em nosso país, ao sentimento de desânimo agrega-se o de esperança. Esperança por que, em nossa jovem democracia, temos contado com a solidez das instituições, com a imprensa livre e, em última instância, com a garantia do Estado Democrático de Direito. Qualquer processo de superação e evolução deve passar por esses pressupostos.
[ Leia na íntegra ]
Todos contra o Bullying
Por Esther Carvalho (texto publicado no Perfil Econômico | 11 de março de 2016)
Em fevereiro último entrou em vigor a Lei de Nº 13.185, publicada em novembro de 2015 que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Além de trazer a definição do que é Bullying, estabelece como dever dos estabelecimentos de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico à violência e à intimidação sistemática.
[ Leia na íntegra ]
Educação no Brasil: perspectivas
Por Esther Carvalho (texto publicado no Perfil Econômico | 04 de dezembro de 2015)
Em países em que o sistema educacional acompanha o calendário civil, o ano letivo está prestes a ser finalizado. Da rotina intensa das escolas à formulação de políticas públicas, cabe um balanço para se projetar os próximos anos. No Brasil, segundo o Anuário da Educação Básica de 2015, que traz dados do Censo Escolar de 2013, esse fenômeno envolve cerca de 50 milhões de matrículas, sendo mais da metade delas, 29.069.281, no Ensino Fundamental e 2,1 milhões de professores.
[ Leia na íntegra ]