Acolher e educar:
um projeto político pedagógico
É preciso que se diga: este é um Projeto Pedagógico voltado para a liberdade e que entende a educação como instrumento de inclusão em todos os sentidos.
O Rio Branco sempre se firmou como uma instituição democrática onde o desenvolvimento das competências e habilidades de seus alunos resultam na formação de cidadãos críticos, competentes, independentes, éticos e imbuídos dos melhores valores.
Isto se reflete em um programa de ensino-aprendizagem ousado, alinhado com os princípios da Unesco e consolidado por grandes parcerias internacionais. O resultado desse empenho são ações pensadas para longo prazo, que se iniciam na Educação Infantil e terminam com a inserção dos estudantes nas melhores universidades do mundo.
No entanto, as trajetórias de seus alunos não se limitam às realizações acadêmicas. Elas também irrompem como gestos para a transformação da sociedade. Preparados e conscientes, os alunos do Rio Branco fazem a diferença porque carregam consigo conhecimentos, habilidades e, da mesma forma, ética e solidariedade.
Para que esse projeto se constitua plenamente, é necessário que se entenda e incentive todos os potenciais das crianças: