Educação Infantil

No Colégio Rio Branco, cada criança é acolhida em sua diversidade, em seus sentimentos, em sua aprendizagem e em suas necessidades, e vista como um sujeito que constrói conhecimentos e transforma seu entorno.

O desenvolvimento integral do aluno contempla o conhecimento de si e do outro e a compreensão das relações de convivência com as pessoas e com o mundo que o cerca. Para sentir e pensar o mundo, a criança cria e estabelece relações, a partir de brincadeiras e vivências diversas.

Uma educação conectada com a atualidade é possível a partir de um projeto pedagógico que coloca a inovação curricular baseada em sujeitos, crianças e adolescentes que constroem conhecimentos e têm a possibilidade de transformar o seu entorno, de uma forma autêntica e significativa.

Para que isso se concretize de forma a respeitar as individualidades, as potencialidades e os diferentes ritmos dos alunos, nossos educadores acolhem, educam e utilizam escuta ativa nessa fase tão importante de desenvolvimento e aprendizagens: a primeira infância.

A metodologia utilizada do Infantil 2 ao Infantil 5 tem como referências o documento Base Nacional Comum Curricular e a pedagogia de Reggio Emilia em que a criança é considerada protagonista na construção dos conhecimentos.

Ampliar as relações sociais e o repertório cultural, por meio de diferentes linguagens, trabalhar em pequenos grupos, aprendendo a lidar com diferentes pontos de vista e respeitá-los, a resolver problemas e a elaborar projetos são algumas das condições oferecidas para o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais esperadas nessa faixa etária.

Levando em conta que o currículo aproxima-se da matriz da Educação Infantil e o tratamento didático de todas as áreas é lúdico, fazendo-se por jogos, dramatizações, som, imagem, movimento e cor, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental compartilham os mesmos espaços da Educação Infantil, onde o mobiliário é adequado ao tamanho e às necessidades dessa faixa etária.

Cursos Livres Gratuitos

  • Fazendo Arte  Fazendo Arte
  • Musicalização  Musicalização
  • Natação  Natação*
  • Ginástica Artística  Ginástica Artística*
(*) Somente em Granja Vianna


Cursos Livres (custo adicional)

  • Ballet  Ballet
  • Judô  Judô

Ambientes exclusivos para a Educação Infantil

Os ambientes de aprendizagem são elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, sendo cuidadosamente pensados e estruturados, contemplando os conceitos da Arquitetura e da Pedagogia. As crianças da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental contam com um ambiente exclusivo dentro da escola para favorecer interações, brincadeiras, rotinas, tempos didáticos, aprendizagens. As salas de aulas são flexíveis em sua organização para contemplar os diferentes objetivos das atividades. Quadras, parquinhos, espaços ao ar livre se constituem em ambientes de experimentação, exploração e vivências com os diferentes conhecimentos.

Documentação Pedagógica

Documentação Pedagógica – um rico material para professores e pais

A documentação pedagógica é um dos instrumentos importantes do professor para observar a criança em seu processo de construção de conhecimento, além de possibilitar a reflexão sobre seu trabalho e as adequações necessárias em seu planejamento para atender as demandas necessárias de cada faixa etária.

Essa reflexão, porém, é complementada pelo olhar da criança que, em diálogo com o professor, revisita seu percurso, percebe seu desenvolvimento e aprendizagem e vai se empoderando ao se sentir parte de toda essa construção.

As famílias, por sua vez, ao receberem esse Registro de Percurso de Aprendizagem, podem acompanhar e visualizar o desenvolvimento de seus filhos em sala de aula, por meio de registros de observação, gravações, vídeos, desenhos, fotografias e outros recursos organizados e comentados pelos professores.

Reggio Emilia

Inspiração na proposta de Reggio Emilia

Nossas referências curriculares estão pautadas no diálogo entre a Base Nacional Comum Curricular e proposta de Reggio Emilia, trazendo um novo olhar para a Educação Infantil.

Reggio Emilia é uma cidade italiana, onde o pedagogo Loris Malaguzzi desenvolveu uma proposta de abordagem pedagógica voltada para a criança como protagonista na construção do seu conhecimento, logo após o término da segunda Guerra Mundial.

Essa cidade se destaca por ser inovadora e inspiradora para escolas de todo o mundo, pois, desde sua origem, quando, no pós-guerra, teve sua primeira escola construída em condições econômicas e sociais incertas; e pela quebra de paradigmas tradicionais de educação. Isto é, o professor aprende enquanto ensina, compreendendo a lógica de aprendizagem da criança por meio da escuta – que é o ponto central do trabalho pedagógico.

A criança só será protagonista do seu conhecimento se estiver em um ambiente social, em intercâmbio com outras crianças e adultos, participando de práticas sociais historicamente construídas, internalizando experiências vividas que lhe propiciam dominar conceitos, valores e formas de comportamento.