O desenvolvimento integral do aluno contempla o conhecimento de si e do outro e a compreensão das relações de convivência com as pessoas e com o mundo que o cerca. Para sentir e pensar o mundo, a criança cria e estabelece relações, a partir de brincadeiras e vivências diversas.
Uma educação conectada com a atualidade é possível a partir de um projeto pedagógico que coloca a inovação curricular baseada em sujeitos, crianças e adolescentes que constroem conhecimentos e têm a possibilidade de transformar o seu entorno, de uma forma autêntica e significativa.
Para que isso se concretize de forma a respeitar as individualidades, as potencialidades e os diferentes ritmos dos alunos, nossos educadores acolhem, educam e utilizam escuta ativa nessa fase tão importante de desenvolvimento e aprendizagens: a primeira infância.
A metodologia utilizada do Infantil 2 ao Infantil 5 tem como referências o documento Base Nacional Comum Curricular e a pedagogia de Reggio Emilia em que a criança é considerada protagonista na construção dos conhecimentos.
Ampliar as relações sociais e o repertório cultural, por meio de diferentes linguagens, trabalhar em pequenos grupos, aprendendo a lidar com diferentes pontos de vista e respeitá-los, a resolver problemas e a elaborar projetos são algumas das condições oferecidas para o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais esperadas nessa faixa etária.
Levando em conta que o currículo aproxima-se da matriz da Educação Infantil e o tratamento didático de todas as áreas é lúdico, fazendo-se por jogos, dramatizações, som, imagem, movimento e cor, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental compartilham os mesmos espaços da Educação Infantil, onde o mobiliário é adequado ao tamanho e às necessidades dessa faixa etária.