Ensino Fundamental - anos iniciais

Inovação Curricular

A inovação é parte fundamental do projeto pedagógico do Colégio Rio Branco, favorecendo a construção de um repertório consistente de conhecimentos, competências, atitudes e valores.

Projeto Com Vivência

Projeto Com Vivência

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais acontece na rotina das crianças, desde muito pequenas, em momentos espontâneos e por meio de projetos estruturados, como o Com Vivência.

As crianças aprendem, de forma lúdica, a nomear e a expressar seus sentimentos, por meio das brincadeiras, leituras e contação de histórias. Quando entendem as emoções e as comunicam de maneira objetiva, podem e conseguem, ao reconhecê-las, escolher melhores estratégias para resolver problemas e lidar com situações negativas, ou positivas, desenvolvendo, gradualmente, a percepção sobre o ponto de vista do outro.

Esse trabalho é aprofundado ao longo das séries da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, acompanhando o desenvolvimento das crianças. Assim, as estratégias são diversificadas e passam a contemplar reuniões e debates guiados, bem como a compreensão de conflitos e sua resolução.

Mentoria escolar

Mentoria escolar

É uma atividade, conduzida pela Orientação Educacional, que se traduz em encontros regulares para orientar alunos em situações diversas do cotidiano: desde melhor aproveitamento nos estudos e desenvolvimento de objetivos pessoais a relações no grupo-classe.

A equipe de Orientação Educacional atua com foco no acolhimento, no acompanhamento do aluno em suas condições de aprendizagem e das relações interpessoais, em estreita relação com professores, famílias e especialistas.

Entre as ações preventivas realizadas no acompanhamento integral do aluno, nos aspectos cognitivos, físicos e afetivos, temos: organização de grupos-classe junto a professores, acolhimento, mentoria escolar planejamento de rituais de passagem, de orientação de estudos e projetos voltados para o desenvolvimento de valores e atitudes.

Ciclo Síntese - C4

O Colégio Rio Branco finaliza o ano letivo com foco na personalização da aprendizagem. Implementado em 2019 num processo de inovação curricular, o Ciclo 4, ou Ciclo Síntese, tem o objetivo de consolidar aprendizagens e aprimorar, ampliar e aplicar conhecimentos por meio de projetos e de resolução de problemas.

Ciclo Síntese

Como parte do projeto pedagógico do Colégio Rio Branco, essa experiência alinha-se ao desenvolvimento de competências expressas no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos valores e concepções do Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), do qual o Rio Branco faz parte.

A proposta do C4 está fundamentada nos seguintes princípios:

  • personalização da aprendizagem, por meio de aprimoramento e consolidação de conteúdos essenciais de acordo com as necessidades específicas de cada aluno;
  • trabalho em equipe e por projetos, utilizando postura investigativa, com aprendizagem voltada para a coordenação de diferentes pontos de vista na resolução de problemas;
  • utilização de habilidades para estabelecer conexão entre os conhecimentos e a relação autêntica com temas da atualidade.

Respeitando as especificidades de cada faixa etária, os Ciclos Fundamentais (C1, C2 e C3) têm proposta, duração e estrutura avaliativa semelhantes. O Ciclo Síntese tem menor duração e estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem, assim como interesses dos alunos.

O Ciclo Síntese favorece a personalização da aprendizagem, as necessidades e os interesses dos alunos, a partir do rendimento e conhecimentos trabalhados nos Ciclos Fundamentais.

Grito da Natureza

O desmatamento e as queimadas ameaçam a vida das nossas florestas.
A arte denúncia, “O grito da Natureza”, revela a visão da criança em relação a esta realidade, ao mesmo tempo em que apresenta o olhar de contemplação à beleza de nossas riquezas naturais.
Confira o vídeo feito pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.