Nos 1º e 2º anos, a avaliação é uma forma de observação, registro e reflexão do processo de desenvolvimento da criança e do grupo em que ela está inserida, com o objetivo maior de tomar decisões sobre as mediações necessárias, tanto no âmbito das relações, quanto em outras aprendizagens.
Os registros de Percurso de Aprendizagem (1º ano) ou os Relatórios de Aprendizagens (2º ano) trazem, em sua narrativa, a visão de uma etapa de trabalho, a dinâmica em que se deram os objetivos de desenvolvimento da criança, o papel dos educadores desempenhados no processo e os resultados alcançados em cada grupo, assim como possíveis mediações.
Do 3º ao 5º ano, há uma diversidade de instrumentos que permitem avaliar continuamente os alunos, sem enfatizar apenas o produto final. A composição da avaliação se dá por trabalhos cotidianos (TCs) em que o desempenho do aluno, individual ou em grupo, é analisado a partir de produções entregues ao longo de um ciclo de aprendizagem, levando em conta os conteúdos essenciais de cada componente curricular; e por provas estruturadas de formas diversas (questões dissertativas, testes, questões de múltipla escolha etc).