Séries iniciais do Ensino Fundamental
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o foco de trabalho dos professores é a adaptação dos alunos à rotina e às demandas escolares mais complexas, assim como a construção de novas competências, úteis em toda a sua vida escolar. Um dos eixos deste trabalho consiste na construção do papel de estudante que enfatiza a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo, cada vez mais, significativo.
A rotina de trabalho requer maior compromisso e organização também com o material e com as tarefas. Saber usar os cadernos, a agenda, responsabilizar-se pelo material que transita entre a casa e a escola, usar adequadamente objetos emprestados do colega e da própria escola e cuidar do espaço coletivo são alguns dos procedimentos a serem desenvolvidos.
Busca-se a criação de um ambiente cooperativo, no qual as crianças aprendem, individualmente ou em grupo, com atividades que as levem a descobertas, deduções, experimentações, investigações incorporadas ao cotidiano escolar.
Há, ainda, a preocupação com a organização de um projeto de trabalho mais ajustado às características da faixa etária, o que significa uma demanda maior de temas de estudo nos diferentes componentes e um aprofundamento nos temas trabalhados em todas eles.
O planejamento por sequências didáticas e aprendizagem baseada em projetos visa a favorecer uma aprendizagem significativa, em que os alunos se envolvam com o conhecimento, mobilizem a vontade de aprender e utilizem as informações de forma crítica e consciente.
Esse trabalho sistemático que inclui organização de tempo e de espaço na realização das atividades, utilização de materiais diversos e de recursos digitais diferenciados e adequados a cada situação, leva as crianças à construção de regras e ao respeito a normas de funcionamento social.