Ensino Fundamental - anos iniciais

No Colégio Rio Branco, a diversidade dos alunos e o respeito às diferenças são valores fundamentais para o processo de aprendizagem de crianças entre 6 e 11 anos. Interação e convivência em pequenos grupos são aprendizagens realizadas por meio de dinâmicas nas quais se exercitam o diálogo, a troca de pontos de vista e a escuta ativa.

O Ensino Fundamental está organizado em nove anos e promove a formação básica da criança que, orientada pelo professor titular no caminho da busca pelo conhecimento, é estimulada a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia para sua idade, interagir com o ambiente externo com atitude de respeito e solidariedade, tornando-se capaz de fazer a diferença no mundo, em sua vida adulta.


Quatro objetivos gerais são definidos para essa etapa da Educação Básica:

Aprender

O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

Aprender

A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

Aprender

A aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo;

Aprender

O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Cursos Livres Gratuitos

  • Natação  Natação*
  • Escola de Esportes  Escola de Esportes
  • Futsal  Futsal
  • Iniciação ao Teatro  Ginástica Artística*
  • Artes  Artes
  • Iniciação ao Teatro  Inciação ao Teatro
  • Oficina de Libras  Oficina de Libras
  • Robótica  Robótica
  • Xadrez  Xadrez

(*) Somente em Granja Vianna
(**) Somente em Higienópolis

Cursos Livres (custo adicional)

  • Ballet  Ballet
  • Dança  Dança
  • Hip Hop  Hip Hop
  • Judô  Judô

Currículo

O currículo, espaço em que se expressam e ganham forma as intenções educativas, aponta caminhos para que as ideias, os objetivos que almejamos sejam colocados em prática. Para isso, há a necessidade de um olhar singular e uma escuta sensível e ativa do educador para a faixa etária em que atua. Ele precisa traduzir em desafios as inquietações dos alunos, ter clareza do objeto de estudo de cada componente curricular, dos conteúdos essenciais e de situações de aprendizagens que permitam integrar os conteúdos de forma significativa.

Currículo

Nesse sentido, esse currículo, para ser coerente com a concepção de educação e de aprendizagem ativa, não se estrutura em lista de conteúdos por componente curricular que não dialogam entre si, ao contrário, ele preserva a essência de cada um e procura, ao mesmo tempo, estabelecer conexões entre todos.

Assim, conhecendo e trabalhando as competências necessárias (ser independente, falar, ouvir, ler, escrever, expressar pensamentos, desenvolver a linguagem matemática, ampliar o olhar sensível, valorizar a diversidade etc), o educador dá condições às crianças de reconstruírem conhecimentos, manifestá-los de diferentes maneiras, por meio de diferentes linguagens, em situações comunicativas diversas.

Séries iniciais do Ensino Fundamental

Séries iniciais do Ensino Fundamental

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o foco de trabalho dos professores é a adaptação dos alunos à rotina e às demandas escolares mais complexas, assim como a construção de novas competências, úteis em toda a sua vida escolar. Um dos eixos deste trabalho consiste na construção do papel de estudante que enfatiza a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo, cada vez mais, significativo.

A rotina de trabalho requer maior compromisso e organização também com o material e com as tarefas. Saber usar os cadernos, a agenda, responsabilizar-se pelo material que transita entre a casa e a escola, usar adequadamente objetos emprestados do colega e da própria escola e cuidar do espaço coletivo são alguns dos procedimentos a serem desenvolvidos.

Busca-se a criação de um ambiente cooperativo, no qual as crianças aprendem, individualmente ou em grupo, com atividades que as levem a descobertas, deduções, experimentações, investigações incorporadas ao cotidiano escolar.

Há, ainda, a preocupação com a organização de um projeto de trabalho mais ajustado às características da faixa etária, o que significa uma demanda maior de temas de estudo nos diferentes componentes e um aprofundamento nos temas trabalhados em todas eles.

O planejamento por sequências didáticas e aprendizagem baseada em projetos visa a favorecer uma aprendizagem significativa, em que os alunos se envolvam com o conhecimento, mobilizem a vontade de aprender e utilizem as informações de forma crítica e consciente.

Esse trabalho sistemático que inclui organização de tempo e de espaço na realização das atividades, utilização de materiais diversos e de recursos digitais diferenciados e adequados a cada situação, leva as crianças à construção de regras e ao respeito a normas de funcionamento social.