Personalização da aprendizagem
Respeitando as especificidades de cada faixa etária, os Ciclos Fundamentais (C1, C2 e C3) têm proposta, duração e estrutura avaliativa semelhantes. O Ciclo Síntese tem menor duração e estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem.
No Ciclo Síntese são atendidas as necessidades e os interesses dos alunos, a partir do rendimento e conhecimentos trabalhados nos Ciclos Fundamentais e a personalização da aprendizagem ocorre por meio de aprimoramento e consolidação de conteúdos essenciais de acordo com as necessidades específicas de cada aluno.
A proposta do Ciclo 4 está fundamentada nos seguintes princípios:
- personalização da aprendizagem, por meio de aprimoramento e consolidação de conteúdos essenciais de acordo com as necessidades específicas de cada aluno;
- trabalho em equipe e por projetos, utilizando postura investigativa, com aprendizagem voltada para a coordenação de diferentes pontos de vista na resolução de problemas;
- utilização de habilidades para estabelecer conexão entre os conhecimentos e a relação autêntica com temas da atualidade.
Respeitando as especificidades de cada faixa etária, os Ciclos Fundamentais (C1, C2 e C3) têm proposta, duração e estrutura avaliativa semelhantes. O Ciclo Síntese tem menor duração e estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem, assim como interesses dos alunos.
O Ciclo Síntese favorece a personalização da aprendizagem, as necessidades e os interesses dos alunos, a partir do rendimento e conhecimentos trabalhados nos Ciclos Fundamentais.