Ensino Fundamental - anos finais
Avaliação
Respeitando as especificidades de cada faixa etária, o ano letivo é dividido em Ciclos Fundamentais (C1, C2 e C3), que têm proposta, duração e estrutura avaliativa semelhantes. O Ciclo Síntese (C4) tem menor duração e estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem, assim como interesses dos alunos.
As notas dos Ciclos Fundamentais são compostas por diferentes instrumentos de avaliação. Os Trabalhos Cotidianos (TC), que têm o objetivo de analisar e avaliar, de forma contínua, o desempenho do aluno, individualmente ou em grupo, nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, permitem orientar e valorizar cada etapa do processo, sem enfatizar, apenas, o produto final. A Prova Unificada (PU), composta por questões dissertativas, e a Prova Teste (PT), composta por questões de múltipla escolha, fazem parte do processo avaliativo.
O Ciclo Síntese tem o objetivo de favorecer a personalização da aprendizagem, as necessidades e os interesses dos alunos, a partir do rendimento e conhecimentos trabalhados nos Ciclos Fundamentais. Utiliza como referência a Média dos Ciclos Fundamentais (MCF) para definir as atividades pedagógicas nos diferentes componentes curriculares. Dessa forma, os alunos podem integrar atividades de Aprimoramento ou de Consolidação.
As atividades de Aprimoramento contemplam as escolhas dos alunos quanto aos seus percursos de aprendizagem, por meio de projetos interdisciplinares. Na Consolidação, os alunos têm a oportunidade de retomar conteúdos dados ao longo do ano letivo.