Educação Infantil

Imersão parcial em Língua Inglesa

O ensino da Língua Inglesa, no Colégio Rio Branco, da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental, supera o conceito de aula de inglês para aula em inglês. A escola construiu uma proposta diferenciada de comunicação em língua inglesa, com uma abordagem que se baseia no aprendizado da segunda língua por meio de situações semelhantes às utilizadas na aquisição da língua materna, priorizando a comunicação, em situações lúdicas e cotidianas, que fazem com que essa comunicação seja desenvolvida de maneira natural e estimulante. Além disso, cada turma conta com duas professoras em classe, sendo uma delas bilíngue.

Língua inglesa

A aquisição do inglês é favorecida por um contexto bilíngue, no qual uma das professoras da sala se expressa intensamente em inglês com os alunos, durante a aula específica de Inglês e durante a maior parte de sua rotina diária. O professor se utiliza de diferentes portas de entrada - música, corpo, arte, literatura, teatro, tecnologia, Snack Time, brincadeiras - para que as crianças vivenciem a língua como instrumento para o divertimento, interação, desenvolvimento de projetos e demais atividades do seu dia a dia escolar.

Respeitando as necessidades e interesses da Infância e o contexto de uma escola brasileira, aberta ao dinamismo de uma sociedade plural e global, a escola utiliza referências que têm como premissa a necessidade cada vez mais intensa de comunicação e de troca de informações entre povos, grupos e indivíduos no despertar deste terceiro milênio. O foco está no uso da Língua e não somente no conhecimento sobre ela.

A comunicação deve estar acompanhada de uma postura pautada em competências interculturais. Assim, a Língua Inglesa, no Colégio Rio Branco, enquanto língua franca, se apresenta como importante ferramenta, cooperando para o estabelecimento de conexões entre falantes das mais distintas realidades culturais.

Neste contexto, fazemos uso da Língua Inglesa para vivenciar projetos, experiências e vivências pautadas em valores como protagonismo, ética, respeito, tolerância, biodiversidade e pluriculturalismo.