A aquisição do inglês é favorecida por um contexto bilíngue, no qual uma das professoras da sala se expressa intensamente em inglês com os alunos, durante a aula específica de Inglês e durante a maior parte de sua rotina diária. O professor se utiliza de diferentes portas de entrada - música, corpo, arte, literatura, teatro, tecnologia, Snack Time, brincadeiras - para que as crianças vivenciem a língua como instrumento para o divertimento, interação, desenvolvimento de projetos e demais atividades do seu dia a dia escolar.
Respeitando as necessidades e interesses da Infância e o contexto de uma escola brasileira, aberta ao dinamismo de uma sociedade plural e global, a escola utiliza referências que têm como premissa a necessidade cada vez mais intensa de comunicação e de troca de informações entre povos, grupos e indivíduos no despertar deste terceiro milênio. O foco está no uso da Língua e não somente no conhecimento sobre ela.
A comunicação deve estar acompanhada de uma postura pautada em competências interculturais. Assim, a Língua Inglesa, no Colégio Rio Branco, enquanto língua franca, se apresenta como importante ferramenta, cooperando para o estabelecimento de conexões entre falantes das mais distintas realidades culturais.
Neste contexto, fazemos uso da Língua Inglesa para vivenciar projetos, experiências e vivências pautadas em valores como protagonismo, ética, respeito, tolerância, biodiversidade e pluriculturalismo.