Loading...
28/01/2025

Rio Branco recebe pesquisador e educador francês Bernard Charlot

Por meio de mais uma parceria especial entre o Colégio Rio Branco, o Projeto Devir e a Editora Diálogos, a primeira Reunião Pedagógica de 2025 contou com uma conversa com o pesquisador e educador francês Bernard Charlot, trazendo como tema "Aprender é entrar no mundo humano e nele produzir-se como sendo humano".

Livre-docente em Educação pela Universidade de Paris X Nanterre e professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 (França), Charlot é autor e co-autor de mais de 20 livros, e vem pesquisando a relação dos alunos com o saber e com a escola.

A criança nasce hominizada, mas não humanizada. Ela nasce em um mundo que milhares de gerações humanas anteriores produziram, criando inúmeras mediações instrumentais e simbólicas. E se torna humana entrando neste mundo e aprendendo, ou seja, apropriando-se dessas mediações.

Segundo o pesquisador, o ser humano nasce em um mundo que já existe, nasce ‘hominizado’, mas não ‘ humanizado’. O que produz a humanização é a educação. “A educação é um processo antropológico e filosófico. Nosso trabalho como educadores é humanizar nossos alunos e nossas crianças”, destacou.

Segundo Bernard Charlot, o processo antropológico que articula hominização e humanização chama-se educação e possibilita a própria existência da espécie humana. “Aprender é entrar no mundo humano, como confirmam pesquisas de campo. É uma longa aventura e hoje a questão levantada é de saber se a espécie humana ainda tem futuro. Precisamos de uma Nova Utopia Antropológica”.