Tudo nasce da missão
A missão do Rio Branco é um ideal que nasce e vibra por meio de um projeto pedagógico que acolhe a diversidade em todas as atividades da escola, mas principalmente na sala de aula. É nela, a partir dela, na ação de alunos e professores, que a missão do Rio Branco ganha forma.
Como uma experiência viva, fruto de um projeto que se faz a muitas mãos, o conhecimento no Rio Branco se constrói também de aluno para aluno. Eles são os agentes da transformação e, por suas ações éticas e solidárias, se constituem em indivíduos atuantes em um mundo diverso e conectado.

Acolher e educar:
um projeto político pedagógico
É preciso que se diga: este é um Projeto Pedagógico voltado para a liberdade e que entende a educação como instrumento de inclusão em todos os sentidos.
O Rio Branco sempre se firmou como uma instituição democrática onde o desenvolvimento das competências e habilidades de seus alunos resultam na formação de cidadãos críticos, competentes, independentes, éticos e imbuídos dos melhores valores.
Isto se reflete em um programa de ensino-aprendizagem ousado, alinhado com os princípios da Unesco e consolidado por grandes parcerias internacionais. O resultado desse empenho são ações pensadas para longo prazo, que se iniciam na Educação Infantil e terminam com a inserção dos estudantes nas melhores universidades do mundo.
No entanto, as trajetórias de seus alunos não se limitam às realizações acadêmicas. Elas também irrompem como gestos para a transformação da sociedade. Preparados e conscientes, os alunos do Rio Branco fazem a diferença porque carregam consigo conhecimentos, habilidades e, da mesma forma, ética e solidariedade.
Para que esse projeto se constitua plenamente, é necessário que se entenda e incentive todos os potenciais das crianças:
Crianças têm competências
e possuem direitos inalienáveis.
Crianças têm qualidades
intelectuais, sociais, culturais e expressivas.
Crianças têm aspirações
e diferentes necessidades em cada faixa etária.
Agir para viver a transformação
O Projeto Pedagógico do Rio Branco quer incentivar seus alunos a agirem! Em primeiro lugar, por suas próprias aspirações e projetos de vida, mas também por um mundo melhor. Como estudantes capazes, eles trazem consigo um forte potencial transformador da realidade ao redor; como cidadãos sensíveis às desigualdades, estão prontos para plantar as sementes da mudança que o mundo quer ver crescer.
Confiante em sua pedagogia, o Rio Branco espera que as ações futuras dos alunos, contínuas ou pontuais, sejam também um reflexo dos alicerces éticos construídos pela escola junto dos alunos e ao lado de suas famílias.
Viver essa transformação social, mais justa e inclusiva, passa diretamente pelas ações educacionais do Rio Branco, como o desenvolvimento das competências e das habilidades dos alunos:
Convivênc
Valores que fazem a mudança
O Rio Branco busca a excelência sempre. Em seu aprimoramento e inovação contínuos, o colégio pensa suas experiências pedagógicas e toma suas decisões práticas apoiado em três valores centrais. Juntos, eles contribuem para a formação de lideranças conscientes e prontas para fazer a mudança:
- Competência - Mobilizar saberes e habilidades em situações reais.
- Ética - Agir com critério, respeito e comprometimento moral.
- Solidariedade - Criar vínculos, agir com empatia e ser um agente transformador.


Alinhamento com a Unesco
Os quatro princípios do ensino-aprendizagem da Unesco são aplicados diariamente pelo Rio Branco:
- Aprender a ser - Desenvolvimento físico, emocional, ético, estético em processo contínuo.
- Aprender a conhecer - Construção de saberes, desenvolvimento de espírito investigativo e senso crítico.
- Aprender a fazer - Criação de estratégias para transformar informação em conhecimento.
- Aprender a conviver - Construção da autoestima e do convívio com as diferenças.