Quem somos
Acolher e educar como compromisso de vida
O Colégio Rio Branco é mantido pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, que sempre acreditou em fazer diferença na educação por meio de uma proposta pedagógica transformadora. Assim que criado, o Rio Branco colocou em prática sua visão inclusiva, humanista e solidária do ensino-aprendizagem.
Criado em 1946, o Rio Branco nascia ao sabor do espírito da época, do fim da Segunda Guerra e de uma nova visão de mundo, mais afetiva e solidária. Desde o início, o colégio já idealizava a transformação.
O colégio nunca parou de investir em seu compromisso, na formação de crianças e jovens, em suas dimensões intelectual, expressiva e multicultural, porque o Rio Branco acredita no que faz, para que seus alunos possam se tornar cidadãos atuantes, na plenitude de quem eles quiserem ser.


Um pouco de história
Nossa história começa com um ideal de futuro e a possibilidade de imaginar um mundo melhor pautado na educação. E foi pela imaginação de Savério Cristófaro que a semente do Rio Branco foi plantada.
Em 1925, o então curso preparatório para exames de admissão do professor Cristófaro cresceu e tornou-se o Instituto Rio Branco, que, no ano seguinte, foi renomeado para Liceu Nacional Rio Branco, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.
Com a aquisição, em 1946, do antigo Liceu pelos integrantes da Fundação de Rotarianos de São Paulo, a instituição passou a ser conhecida como Colégio Rio Branco, onde o pensamento visionário de seus fundadores viria a se concretizar por intermédio de um projeto inovador no ensino-aprendizagem.
Pautada por sua missão de formar cidadãos éticos, solidários e competentes, a Fundação inaugurou o Colégio Rio Branco Granja Vianna em 1983. Um espaço privilegiado na cidade de Cotia que permitiu a continuidade dos projetos pedagógicos do Rio Branco. De lá para cá, o colégio tem se mantido entre os mais prestigiados de São Paulo.
Instituição mantenedora
A Fundação de Rotarianos de São Paulo desenvolve e estimula programas educacionais em favor de toda a população, pois acredita que só a educação transforma realidades de maneira concreta e perene.
Instituições mantidas:
- Colégio Rio Branco
- Faculdades Integradas Rio Branco - Granja Vianna
- Ensino a Distância Rio Branco
- Centro Profissionalizante Rio Branco
- Centro de Educação para Surdos Rio Branco
