29/04/2025
Arte que Conscientiza - Land Art
Na Unidade Granja Vianna, os alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram da atividade Arte que Conscientiza – Land Art, no Itinerário Integrado Formativo Vida e Natureza, com as professoras Giselle Bernardo (Química), Katia Oliveira e Maryana Eiras (Biologia).

A proposta teve como objetivo promover a conscientização ambiental e o engajamento social por meio da expressão artística, utilizando o conceito de Land Art, uma forma de arte que dialoga com a natureza. A atividade buscou incentivar a criatividade e a reflexão sobre o consumo e o reaproveitamento de materiais recicláveis.
O trabalho foi contextualizado com temas de relevância socioambiental e ética, como poluição atmosférica, crises climáticas (como o derretimento das geleiras), queimadas na Amazônia e contaminação do meio ambiente por medicamentos. Também foram discutidas questões de bioética, envolvendo a indústria farmacêutica e cosméticos, vacinas e transplante de órgãos, com foco nos impactos das ações humanas no planeta e na saúde coletiva.

Os alunos iniciaram os trabalhos com uma roda de conversa sobre o conceito de Land Art, a arte como forma de comunicação e os impactos do lixo no meio ambiente. Após a sensibilização, foram divididos em grupos e desafiados a elaborar uma proposta de intervenção artística para um espaço da escola ou da comunidade, utilizando apenas materiais recicláveis ou naturais.
Os temas criados pelos grupos foram:
- Poluição atmosférica e saúde
- Crises climáticas e consequências do derretimento das geleiras
- Contaminação do meio ambiente por medicamentos
- Queimadas na Amazônia
- Poluição atmosférica e seus efeitos na temperatura global
- Transplante de órgãos
- Vacinas: funcionamento e questões éticas
- Bioética na indústria de cosméticos
- A bioética no trabalho da indústria farmacêutica
As criações artísticas resultaram de reflexões e discussões sobre a relação entre ciência, natureza e sociedade, utilizando a arte como ferramenta de expressão crítica e coletiva.
