Loading...

29/04/2025

Arte que Conscientiza - Land Art 

Na Unidade Granja Vianna, os alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram da atividade Arte que Conscientiza – Land Art, no Itinerário Integrado Formativo Vida e Natureza, com as professoras Giselle Bernardo (Química), Katia Oliveira e Maryana Eiras (Biologia).

A proposta teve como objetivo promover a conscientização ambiental e o engajamento social por meio da expressão artística, utilizando o conceito de Land Art, uma forma de arte que dialoga com a natureza. A atividade buscou incentivar a criatividade e a reflexão sobre o consumo e o reaproveitamento de materiais recicláveis.

O trabalho foi contextualizado com temas de relevância socioambiental e ética, como poluição atmosférica, crises climáticas (como o derretimento das geleiras), queimadas na Amazônia e contaminação do meio ambiente por medicamentos. Também foram discutidas questões de bioética, envolvendo a indústria farmacêutica e cosméticos, vacinas e transplante de órgãos, com foco nos impactos das ações humanas no planeta e na saúde coletiva.

Os alunos iniciaram os trabalhos com uma roda de conversa sobre o conceito de Land Art, a arte como forma de comunicação e os impactos do lixo no meio ambiente. Após a sensibilização, foram divididos em grupos e desafiados a elaborar uma proposta de intervenção artística para um espaço da escola ou da comunidade, utilizando apenas materiais recicláveis ou naturais.

Os temas criados pelos grupos foram:

  • Poluição atmosférica e saúde
  • Crises climáticas e consequências do derretimento das geleiras
  • Contaminação do meio ambiente por medicamentos
  • Queimadas na Amazônia
  • Poluição atmosférica e seus efeitos na temperatura global
  • Transplante de órgãos
  • Vacinas: funcionamento e questões éticas
  • Bioética na indústria de cosméticos
  • A bioética no trabalho da indústria farmacêutica

As criações artísticas resultaram de reflexões e discussões sobre a relação entre ciência, natureza e sociedade, utilizando a arte como ferramenta de expressão crítica e coletiva.