07/03/2025
Adaptação Escolar na Educação Infantil: acolhimento e exploração de novos espaços
A chegada na escola é um momento marcante para crianças de 2 e 3 anos. Nessa fase, os pequenos estão desenvolvendo sua autonomia, mas ainda precisam de segurança emocional para explorar o mundo ao seu redor. Por isso, um processo de adaptação cuidadoso e um acolhimento afetuoso são essenciais para garantir que essa transição ocorra de maneira tranquila.
Nas primeiras semanas de aula, o grupo do Infantil 2 e 3 da manhã vivenciou atividades intencionalmente planejadas pelas professoras Luiza Marins e Sabrina Alves para terem a oportunidade de explorarem o ambiente da escola, interagindo e trocando com os colegas. Conhecer novos espaços, brincar junto, vivenciar diferentes sensações sentindo-se acolhidas e protegidas, são elementos que fazem toda a diferença para o processo de adaptação no início da vida escolar.
Ao longo das semanas, as professoras propuseram atividades como os passeios pela escola, para que as crianças pudessem conhecer os diferentes ambientes, aprender a andar juntas, explorar as possibilidades em cada novo espaço, como bosque, quadra, biblioteca e campo; brincadeiras no parque, com a experimentação de diferentes sensações no contato com elementos da natureza e desenvolvimento das habilidades motoras; atividades de pintura, com a observação da mistura das tintas e dos movimentos no papel; além do Momento de Escolha livre, com a exploração de materiais não estruturados.
“A adaptação respeitosa leva em consideração o tempo e as necessidades individuais de cada criança. Separar-se dos pais pode ser um desafio, pois a criança ainda está construindo sua confiança em novas relações. Dessa forma, a presença de educadores acolhedores, um ambiente seguro e a criação de vínculos afetivos ajudam a criança a se sentir protegida e confiante. Além disso, é fundamental que as famílias e a escola trabalhem juntas nesse período, transmitindo segurança e reforçando a importância da nova rotina”, destacaram as professoras.