Loading...

29/04/2024

Fuzzy Makers nas aulas de Robótica

As aulas de Robótica dos anos iniciais do Ensino Fundamental passam a contar com os inovadores kits Fuzzy Makers, que oferecem aos alunos uma experiência de aprendizado envolvente e prática.

Os kits Fuzzy permitem aos alunos explorar os complexos conceitos de sensores e motores, e abrem as portas para a compreensão desses princípios sem a necessidade de codificação inicial. Essa abordagem "desplugada" é uma maneira eficaz de familiarizar as crianças com os fundamentos de entrada/saída e conexões, preparando o terreno para a programação posterior.

Os inovadores de amanhã
Nas unidades Granja Vianna e Higienópolis, os alunos já estão trabalhando com os kits Fuzzy. Desde a criação de circuitos básicos até projetos criativos como corridas de carrinhos "solares" e casas com controle de energia.

Com o apoio dos professores Jorge Farias e Rafael Leite, em Higienópolis, e da professora Michele dos Santos, em Granja Vianna, a Robótica no Colégio Rio Branco prepara os alunos para um futuro impulsionado pela inovação e pela criatividade, moldando os futuros engenheiros, cientistas e inovadores de amanhã.

Como funcionam os kits Fuzzy?
Uma das características desses kits é sua compatibilidade com os encaixes LEGO, permitindo aos alunos criar conjuntos visualmente impressionantes enquanto exploram as possibilidades infinitas da robótica.

Uma vez que os alunos tenham dominado esses conceitos básicos, eles aprofundam-se na programação utilizando as placas micro:bit da BBC. Os kits Fuzzy ampliam as capacidades dessas placas, possibilitando projetos muito mais complexos do que aqueles realizados com a placa padrão.

A versatilidade da plataforma micro:bit inclui até mesmo machine learning (IA), demonstrando o potencial que os alunos têm à sua disposição.