Loading...
04/07/2022

Alunos visitam as exposições da Bienal de Arquitetura

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer as exposições que compõem a 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no dia 01 de julho.

A visita, que começou pelo Centro Cultural São Paulo, partiu da reflexão sobre a obra "Sociedade: lugar de conviver", produzida pelo Coletivo Humana Mente e que está em exposição no espaço. Alunos e ex-alunos integrantes do Coletivo estavam no momento e puderam dialogar com os professores Caio Mendes, Camila Vilar e Cibelle Arello, além das intérpretes de Libras, Livia Vilas Boas e Diana Mendonza.

Transformando o tema da Bienal - "Travessias" - em uma experiência prática e dialogando com a obra "Sociedade: lugar de conviver", o Coletivo propôs um deslocamento de metrô até o Sesc Avenida Paulista, onde se encontra o segundo núcleo expositivo. Observar os diferentes ritmos da cidade, prestar atenção nas pessoas, nas construções e nos encontros que ocorrem no ambiente urbano foi muito interessante. Os trabalhos apresentados dialogam sobre apagamentos, resistências e diversidades de vivências até os dias atuais.

“Mais do que os aprendizados teóricos e as reflexões sobre todos esses temas, foi uma tarde essencialmente feliz: pudemos celebrar o feito que é ter um trabalho do nosso Coletivo exposto em um evento tão importante e, ao mesmo tempo, retomar a experiência coletiva de uma saída pedagógica”, destacou o professor Caio Mendes.

O Coletivo Humana Mente - que em 2022 comemora 10 anos de existência - é formado por alunos, professores e intérpretes de Libras do Colégio Rio Branco e do Centro de Educação para Surdos Rio Branco. A 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo vai até dia 17 de julho e a entrada nas exposições é livre.



Alunos visitando a Bienal de Arquitetura