18/10/2025
Computação Quântica: do futuro da segurança digital à produção sustentável de fertilizantes
O Colégio Rio Branco Participou do 16º Congresso ICLOC – Práticas na Sala de Aula, onde compartilhou uma das experiências pedagógicas vividas pelos alunos envolvendo a computação quântica e suas aplicações na sociedade contemporânea.

A atividade, desenvolvida ao longo do ano letivo com as turmas dos 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Unidade Higienópolis, trabalhou o conhecimento de forma interdisciplinar, unindo Física, Química e Tecnologia para explorar o tema.
Este ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) declarou o Ano Internacional da Ciência e da Tecnologia Quântica, o que ressalta a importância dessas áreas para o desenvolvimento científico e educacional.
Os professores Evelyn Blatyta, Milton Vargas e Roberto Castro atuaram como mediadores, incentivando discussões, experimentos e conexões entre teoria e prática. Os alunos pesquisaram e construíram os materiais e a apresentação dos conceitos de criptografia e computação quântica. Houve momentos de exposição teórica, debates sobre ética e inovação científica e aplicação prática através de simulações e exemplos reais.
A atividade se inspirou nas ideias de Richard Feynman, físico originou a computação quântica moderna ao perceber que para compreender e simular a natureza em sua essência, seria necessário um computador que seguisse as próprias leis da mecânica quântica.
Entre os temas trabalhados, estava o impacto de computadores quânticos na proteção de dados. Atualmente, comumente utiliza-se o algoritmo RSA para segurança digital, que está presente no acesso a sites, transações bancárias e até no envio de emails e assinaturas de documentos. Porém, em breve computadores quânticos serão capazes de quebrar esse tipo de criptografia facilmente, tornando-a obsoleta.
E também foi discutido o potencial da computação quântica para a sustentabilidade. Essa tecnologia pode revolucionar a produção de fertilizantes agrícolas, pois é capaz de gerar simulações de reações químicas complexas. Com isso, é possível desenvolver métodos mais eficientes, reduzindo o consumo energético e impacto ambiental.
Através da atividade, os alunos se aprofundaram no tema, extremamente relevante para a atualidade e o futuro do avanço tecnológico e científico, enquanto desenvolveram autonomia intelectual, pensamento crítico e uma visão integrada da ciência.