Loading...
17/11/2025

Colégio Rio Branco em imersão científica no Kennedy Space Center e na Embry-Riddle Aeronautical University

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram de uma viagem de pré-intercâmbio para a Flórida, entre os dias 10 e 15 de novembro, e conheceram o Kennedy Space Center e a Embry-Riddle Aeronautical University.

A viagem proporcionou uma experiência prática, em que os alunos não apenas assistiram, mas construíram e programaram robôs e satélites Cubesat. Além disso, tiveram a oportunidade única de aprender com uma engenheira que trabalhou na NASA, fortalecendo o networking e a mentoria com profissionais da área. Também viveram uma visão de futuro ao visitar uma das principais universidades do mundo em aviação e aeroespaço, a Embry-Riddle Aeronautical University.

Durante a imersão, observaram o lançamento de cinco foguetes, das três maiores empresas de tecnologia espacial da atualidade (SpaceX, Blue Origin, ULA), e também o lançamento do foguete New Glenn, da Blue Origin, que levará satélites para Marte.

E um momento especial marcou essa jornada: O Colégio Rio Branco recebeu o registro de uma estrela em seu nome, presente do ex-aluno riobranquino Jeff Michaelis. A estrela se chama "Rio Branco School" e está localizada na Constelação de Cefeu, na seguinte posição astronômica verificada: RA 21h 34m 11.6s DEC +64º 0' 16.7. Tem magnitude 7.89 e está a 811.33 anos-luz da Terra. Para ver onde ela fica, basta acessar: star-finder.starregistration.net e inserir o número 3A41EC6AE.

Diário da viagem

  • Dia 1 — História e Ciência
    A atividade foi a visita ao centro de exibição das Missões Apollo e atividade sobre Astrobiologia, com foco na conexão com a história da exploração espacial e estudo sobre a vida fora da Terra.
  • Dia 2 — Engenharia e Robótica
    A atividade foi a construção e programação de um robô para simular a caminhada na superfície lunar, para a aplicação prática de conceitos de programação e engenharia mecânica.
  • Dia 3 — Tecnologia Espacial
    A atividade foi a construção e programação de um satélite Cubesat, visita à exposição do ônibus espacial Atlantis, encontro com o astronauta Mark C. Lee, com o objetivo de promover o entendimento da tecnologia moderna de satélites e engenharia aeroespacial real.
  • Dia 4 — Futuro Profissional
    A atividade foi a visita à Embry-Riddle Aeronautical University, em Daytona Beach (referência global em aviação e aeroespaço), e o foco foi a inspiração e orientação sobre carreiras futuras em áreas de alta tecnologia.
  • Dia 5 — Mentoria e Inspiração
    A atividade foi a aula especial com Ann Micklos, engenheira aeroespacial e ex-NASA, sobre foguetes e ônibus espacial, com finalização com visita ao Memorial do Astronauta, promovendo uma conexão direta com profissionais da área e homenagem àqueles que fizeram história.