19/05/2025
Tempo de investigação no Infantil 4 é conduzido com observação e escuta atenta
Na Unidade Granja Vianna, a professora Ariane Rebellato organizou uma proposta de trabalho com cantos pedagógicos para múltiplas diversas intencionalidades, com os alunos do Infantil 4. Um dos cantos foi dedicado exclusivamente à contagem e à relação número-quantidade, com acompanhamento individualizado da professora. Os demais cantos foram planejados para o desenvolvimento da coordenação motora fina, e as crianças tiveram autonomia para escolher e explorar.

Durante a atividade, a professora observou e mediu atentamente como as crianças estavam lidando com o reconhecimento numérico, a contagem e a relação entre número e quantidade. As observações foram registradas de forma individualizada, com foco no progresso, nas dificuldades e nas estratégias de aprendizagem de cada criança.
A prática de observação é realizada diariamente e compõe o trabalho pedagógico. O registro constante permite uma visão detalhada do processo de aprendizagem, viabilizando um acompanhamento eficaz e intervenções pedagógicas adequadas, de acordo com as necessidades individuais dos alunos.
A proposta parte da concepção de que a criança é protagonista do próprio aprendizado, e o ambiente atua como terceiro educador. A escuta, a expressão e a escolha fazem parte desse processo.