Loading...

08/04/2025

"Somos floresta": 7º ano investiga a interação entre plantas na Unidade Granja Vianna

Durante as aulas de Cotidiano em questão, os alunos do 7º ano da Unidade Granja Vianna desenvolveram uma sequência didática investigativa com o tema "Somos floresta". A atividade foi conduzida pelos professores Samuel Luna de Almeida (Coquest – CH), Juliana Cajado Souza Carvalho (Coquest – CN) e Vanessa Andrade Lopes (Coquest – CM), com o objetivo de instigar a curiosidade científica a partir de uma análise experimental da interação entre as plantas e a percepção disso no cotidiano escolar.

A investigação teve início com uma pergunta levantada pelos alunos: "É possível que as plantas se prejudiquem entre si?" A partir disso, os alunos iniciaram a coleta de plantas pelo colégio, com base naquelas que chamaram sua atenção ou que tinham interesse em estudar.

Após a coleta, os alunos realizaram um estudo de identificação e classificação das espécies, contribuindo para o conhecimento sobre a flora da escola. Na sequência, foi realizado um teste laboratorial para investigar possíveis efeitos alelopáticos das plantas coletadas. Para isso, os alunos conduziram um teste caso-controle, observando o impacto de diferentes extratos vegetais na germinação do feijão.

Os primeiros resultados surgiram na aula seguinte: alguns grupos observaram crescimento acentuado em relação ao controle, enquanto outros verificaram baixo crescimento. A investigação segue com novas perguntas: "Por que isso acontece? Como isso acontece?" A atividade continua, com o desdobramento de novas questões a serem exploradas.