Loading...
03/03/2025

O desafio da Ponte

Como parte das aulas do componente curricular Cotidiano em Questão e sob o olhar das ciências humanas, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Unidade Higienópolis foram desafiados a construir uma ponte de papel, de forma lúdica e criativa, exercitando conceitos como cooperação, tomada de decisão coletiva e desenvolvimento de escuta ativa.

Após a contextualização sobre a temática os alunos receberam materiais limitados incluindo papel sulfite, tesoura e fita adesiva e as orientações de que a mesma deveria ter 30 centímetros de comprimento, permanecer suspensa entre duas cadeiras e se manter estável o suficiente para sustentar um “tesouro”, representado por uma bola de papel no centro.

Os estudantes foram convidados a planejar o desenvolvimento da construção da ponte, com a distribuição igualitária das responsabilidades para sua execução, uso restrito dos materiais disponíveis e tempo limite para a entrega da atividade.

Após a realização dos testes com as pontes construídas pelas equipes, os alunos foram convidados a realizar uma reflexão sobre o processo com base em questionamentos como: O que foi mais desafiador? Como os estudantes se organizaram para a construção da ponte? O que conseguiram compreender sobre cooperativas e colaboração?

A atividade foi conduzida pela professora Fanny Sanciarai Belarmino do Nascimento, de Ciências Humanas, com apoio dos professores Mariano Cueva Moraes Garcia e Lucas Ramos Souza, de Ciências da Natureza.