Loading...
03/06/2024

António Nóvoa e Paulo Fochi debatem o papel da Escola na construção de uma sociedade mais diversa, inclusiva e solidária

O Colégio Rio Branco sediou, na Unidade Higienópolis, em 03 de junho, um evento especial da Editora Diálogos Embalados: um encontro entre dois autores, pesquisadores e educadores de renome internacional, António Nóvoa e Paulo Fochi.

Muitos mundos, uma só humanidade: o papel da escola na construção de uma sociedade mais diversa, inclusiva e solidária foi o tema desta reflexão, considerada um dos grandes desafios planetários da Educação. Ana Paula Piti Azevedo e Telma Holanda, da editora Diálogos Embalados, abriram o encontro, que celebrou o primeiro ano da editora e sete livros publicados.

António Nóvoa, reconhecido internacionalmente como um dos principais pensadores da educação, destacou em sua apresentação, em evento organizado pela editora Diálogos Embalados e sediado pelo Colégio Rio Branco, que é necessário resgatar a grande função humanista dos professores, em um mundo extraordinariamente fragmentado, marcado por profunda tensão e violência. Segundo ele, não há nada que mobilize mais do que os direitos humanos, que são a base da missão dos professores.

Com uma carreira dedicada à educação infantil, Paulo Fochi é uma referência no campo das pedagogias participativas e na pesquisa praxiológica, e esteve presente no encontro organizado pela editora Diálogos Embalados e sediado pelo Colégio Rio Branco. Segundo ele, a escola é o espaço que dá às crianças a chance de entrarem em contato com a humanidade e uma boa escola é aquela que não deixa ninguém de fora. Na Educação Infantil, as crianças estão construindo uma noção 'do eu' e uma noção 'de nós', sendo nesse momento que reside a noção de humanidade, na construção do diálogo e em contato com o diverso.

A conversa entre os autores foi mediada pela educadora e psicopedagoga Patrícia Nunes.