Loading...
03/05/2024

Alunos participam de simulações na sede da ONU, em New York

Estimulados pelas vivências que tiveram no Colégio Rio Branco, durante as simulações do CRBMun, os alunos da 2ª série do Ensino Médio e do High School Caio Garcia Pucci, Livia Mendonça Ciaccio e Luize Lobo Rocha participaram da WIMUN 2024, em New York, com atividades na sede da ONU.

Durante as atividades, os alunos integraram diferentes comitês, representando outros países e se relacionando com estudantes de diversos locais do mundo. Caio participou do do Conselho de Segurança (CSNU), representando os Estados Unidos; Luize do Conselho Econômico e Social (ECOSOC), representando a Albânia; e Lívia da Organização Internacional do Trabalho (OIT), representando a Indonésia.

“Acredito que um aprendizado muito importante que tive durante a viagem foi muito relacionado à fala, por que eu tenho uma certa dificuldade de falar em público, em outra língua especialmente. Um destaque foram os debates e as participações dentro do comitê, pois aquela dinâmica era muito interessante e consequentemente muito divertida”, contou Caio.

“Essa experiência trouxe vários aprendizados e relações. Eu gosto bastante de conhecer outras pessoas e quando tenho contato com pessoas de outros países, acabo me encantando. Acho que isso é um dos principais pontos que me impactaram. Além disso, o meu comitê era muito grande e composto por pessoas mais velhas. Então eu também consegui adquirir muito conhecimento porque eram pessoas mais experientes. Tinham pessoas que agregaram muito em vocabulário, que tinham ideias que eu nunca iria parar pra pensar, que acabaram me trazendo coisas novas tanto de inglês, tanto em questão do próprio tema, de discursar, de articular ideias, de criatividade em resoluções”, destacou Luize.

“Um dos principais aprendizados foi o desenvolvimento do inglês. E em relação à ONU, eu acho que podemos aprender muito mais sobre como é a estrutura como as resoluções são feitas”, ressaltou

Produção textual de aluno é premiada durante simulação
Durante a WIMUN 2024, a produção escrita do aluno Caio foi premiada como melhor Position Paper, ou Documento de Posicionamento Oficial em seu comitê.

Algumas semanas antes de participarem das simulações, os alunos tiveram que desenvolver esse documento de posicionamento, em que o país que cada um estava representando debater um tema. Caio discutiu o tema "A Inteligência Artificial: oportunidades e riscos para a segurança e paz internacional", baseando-se na política externa do país.