15/09/2023
Uma conversa sobre Educação Midiática: conexões reais entre pais, filhos e comunidade escolar
O Colégio Rio Branco promoveu uma conversa entre as famílias e Januária Alves, mestre em comunicação social, jornalista, educomunicadora e autora, sobre Educação Midiática e como garantir conexões entre pais e filhos em um contexto de hiperconexão.
A especialista destacou a importância de proteger as crianças e jovens na internet e não da internet, para isso, é necessário que os responsáveis e educadores conheçam as características do cenário atual, que impacta todos, crianças, jovens e adultos: volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA); frágil, ansioso, não linear e incompreensível (BANI).
Nesse sentido, a educação midiática para crianças e jovens torna-se fundamental para garantir a segurança. Segundo Januária, educação midiática não é somente o aprendizado da utilização das mídias ou das tecnologias, mas sobre a compreensão crítica, a construção de uma cultura participativa diante dos recursos.
Januária destaca, ainda, a necessidade de formação de um leitor crítico na internet, por meio da criação de repertório para a leitura da realidade diante do que ela chama de uma ‘guerra de narrativas’, para que os jovens saibam diferenciar o que é fato do que é ficção e, assim, identificar uma fake news.
A pesquisadora alerta, também, para uma característica da atual geração que é a dificuldade de lidar com dúvidas, pois está acostumada a prontamente buscar respostas rápidas no Google, tendo demandas rapidamente atendidas. Januária destaca o impacto dessa rapidez na formulação de teorias que parte da construção de dúvidas, da busca por respostas e do caminho de suportar dúvidas em nome de teorias mais complexas.