17/10/2023
Cyberbullying, uma questão de empatia
Hoje em dia, fala-se muito sobre empatia, que segundo pesquisas realizadas, é uma habilidade fundamental para construir relacionamentos saudáveis. A Internet é um lugar propício para desenvolver esta habilidade, pois, vista pelo lado positivo, nela é possível se conectar com pessoas do mundo inteiro para aprender experiências e perspectivas, e com isto desenvolver uma compreensão mais profunda da humanidade para nos tornarmos mais tolerantes e compreensivos.
Mas, nem sempre isto acontece, pois, muitas vezes, a internet se torna hostil e excludente, pensando em todas estas variáveis, foi desenvolvido o projeto “Cyberbullying, uma questão de empatia”, que discute, nas aulas de Letramento Digital para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, o conceito de empatia e como atuar contra os abusos na internet.
A partir de um vídeo de conscientização, os alunos, com a mediação dos professores Rafael Leite, em Higienópolis, e Daniela Violato, em Granja Vianna, constroem frases de sensibilização e entram em contato com uma questão muito importante que é a Cidadania Digital.
As aulas de Letramento Digital são uma ótima oportunidade de trabalhar com questões socioemocionais com os alunos, como a colaboração, a empatia, a resolução de problemas e outras habilidades.
Para finalizar os alunos constroem uma história sobre o Cyberbullying usando a plataforma Scratch, que é uma linguagem de programação destinada a crianças elaborada pelo MIT, que é traduzida por mais de 40 línguas e utilizada em mais de 150 países. Nesta finalização, eles simulam diferentes cenários de cyberbullying, para promover a empatia, a tomada de decisões e a resolução de problemas.