Loading...

29/05/2023

Ex-aluna do Colégio Rio Branco, hoje na York University, no Canadá, publica artigo sobre filmes estrangeiros e fala sobre sua rotina universitária

A riobranquina Camila Nakamura estudou no Rio Branco de 2010 a 2021, antes de ser aprovada no vestibular e iniciar sua vida universitária no Canadá, na York University, onde hoje estuda Direito e Sociedade, como curso principal, e Economia, como curso secundário.

Além das aulas convencionais, Camila tem aproveitado seu tempo para encaixar atividades de outros departamentos da universidade e falar sobre hobbies e outros assuntos que a interessam. Por isso, participou de um processo seletivo em fevereiro e foi aceita para escrever artigos. O primeiro já publicado é sobre cinema e ela fala, principalmente, sobre as produções estrangeiras.

“Eu já tinha as recomendações na cabeça de filmes estrangeiros, então foi uma questão de organização para escrever e fazer os ajustes dos editores para o formato do blog. Outros ainda devem ser publicados nos próximos meses”, comenta.

Para ler o artigo de Camila Nakamura, acesse o link: https://www.yorku.ca/laps/college-life/2023/03/31/an-introduction-to-the-magical-world-of-international-film/ 

Camila tem um desafio diário na York University: administrar bem o tempo para conseguir estudar, trabalhar e participar de eventos. A rotina é puxada, mas parece satisfatória: “Eu acabei escolhendo minhas aulas no período da tarde. Então eu resolvo algumas coisas pela manhã: leituras, tarefas e revisão de aulas e vou para o Campus depois do almoço. E quase sempre fico por lá. A universidade é enorme e oferece diversos eventos que eu gosto de participar”, comenta a estudante.

A vida no Colégio Rio Branco

Enquanto esteve no Colégio Rio Branco, Camila foi uma aluna participativa. Não só na sala de aula, mas em diversas outras atividades como o CRBMun, VivaFest, Monitoria, treinos de futsal, Programa de Aluno tutor Google até chegar ao Ensino Médio, quando começou a se dedicar aos vestibulares. “O pré-universitário foi cansativo, é verdade. Quando você não está estudando, você está se organizando para estudar, vendo datas, próximos simulados e vestibulares.”

O foco nas aprovações é o grande objetivo, mas também é preciso estar atento à saúde mental e aproveitar bons momentos de lazer e distração: “Você precisa estar disposto e motivado, por isso é importante se dedicar a outros hobbies e conseguir desestressar e retomar a motivação.”

Estratégia e apoio são importantíssimos. Entre as dicas que a Camila dá, uma delas é criar o hábito de treinos e aproveitar as correções dos exercícios feitos pelos professores. “A minha nota do ENEM subiu muito da 2ª para a 3ª série do Ensino Médio e com certeza as aulas, os laboratórios e as correções tiveram um papel fundamental. Era nesse momento em que eu percebia os meus erros e bolava estratégias que eu poderia utilizar para tirar notas melhores.”