04/11/2022
Colégio Rio Branco conta com grupo de afinidade formado por alunos negros e debate intolerância com estudantes
Alunos negros, do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, foram incentivados a criar um grupo de afinidade para fortalecer, ainda mais, as ações de diversidade e inclusão na escola.
Pietro da Cunha e Matteo Gianfrancesco, do 9° ano, idealizaram as atividades, desde março deste ano, e engajaram outros estudantes, dando início, assim, ao coletivo na escola, que integra, também, alunos brancos. Em 01 de novembro, mês que marca a Consciência Negra, foram realizadas duas atividades interligadas para alunos do 9° ano ao Ensino Médio: a Imersão na Cultura Negra e debate Construindo Opiniões.
Na primeira, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma imersão e uma reflexão sob a perspectiva da negritude, conforme proposição do coletivo, com apoio da coordenadora pedagógica, Carolina Sperandio, do professor de História, Caio Mendes, da coordenadora da Monitoria, Marisa Rodrigues, além da orientação educacional e da direção da escola.
Como encerramento da atividade, foi realizado, no auditório, o Construindo Opiniões, cujo tema foi "Tolerância e intolerância: e eu com isso?". O objetivo, além de integrar a atividade feita pelos alunos, foi falar sobre fascismo, nazismo e movimentos correlatos, entendendo como os conceitos de tolerância e intolerância se relacionam a eles, com a condução dos professores Marcelo Giraldi, de História, e Everton Pereira, de Sociologia.
Galeria de fotos