Loading...

01/11/2022

Alunos do Ensino Médio vivenciam rotina de pesquisa no Instituto de Ciências Biomédicas e no Instituto de Química da USP

A aluna Isabella Salazar e o aluno Matheus Alves, da 2ª série do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de pesquisa no Instituto de Ciências Biomédicas e no Instituto de Química da USP, a partir da articulação e organização do coordenador de Biologia do Colégio Rio Branco, professor Paulo Allil.

Isabella Salazar e Matheus Alves observaram, com a professora Railmara Pereira da Silva, no Instituto de Química da USP, no departamento de bioquímica, a pesquisa sobre o aumento da taxa de infecção em pessoas com uma porcentagem acima do normal de ácido úrico no sangue. “Fizemos diversas atividades que fazem parte do dia a dia daquelas cientistas, como contagem de células, pipetagem, fabricação de um gel de eletroforese e estriagem de bactérias Escherichia coli. Todas essas práticas e observações agregaram muito para entendermos um pouco mais sobre todos os movimentos presentes dentro de um laboratório de bioquímica”, contaram os alunos.

No Instituto de Ciências Biomédicas da USP, no laboratório do Professor Carlos Frederico Martins Menck, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, a aluna Isabella Salazar, teve a oportunidade de aprender sobre os meios de cultivo celular e o reparo de DNA de células tumorais. “Ao observar tais processos celulares, pude testemunhar desde repique celular até testes de morte celular pelo uso de quimioterápicos. Além disso, foi permitido que eu visitasse os laboratórios NB-3, os quais tiveram suas funcionalidades explicadas para mim pelos especialistas. Juntamente com isso, consegui notar como era a rotina de um laboratório de pesquisa e como cada especialista se organizava para executar seu trabalho”, contou Isabella.