15/09/2022
Por que, no inverno, chove no Norte e não chove no Sudeste?
Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Unidade Higienópolis tiveram que responder a esta pergunta em diferentes formatos: teatro, maquete, apresentação, cartaz ou infográfico!
Até chegarem ao produto apresentado, os alunos percorreram algumas etapas de aprofundamento dos estudos, apoiados pela professora de Geografia, Fanny Sanciarai Belarmino do Nascimento, para que pudessem: conhecer a Região Sudeste, identificar os aspectos naturais da região e seus estados, além da dinâmica climática.
Na primeira etapa da atividade, organizados em grupos, os alunos desenharam dois mapas da região Sudeste: o mapa político (identificando os estados) e o mapa de clima (identificando os tipos de clima presentes). Os estudantes também tiveram que identificar a posição geográfica, o relevo predominante, bem como o trópico que atravessa a região. Após uma análise, leitura e interpretação de climogramas de duas capitais da região Norte e duas capitais da região Sudeste, avaliaram os aspectos semelhantes e diferentes, os meses e estações do ano com maiores e menores índices pluviométricos.
Na segunda etapa, cada aluno, individualmente, realizou uma pesquisa sobre o que são massas de ar e quais atuam no Brasil, quais são responsáveis pelo aumento de umidade e temperatura nas regiões estudadas.
Por fim, na etapa final, os alunos precisaram se apropriar de todas as atividades e criar uma dinâmica para responder a questão mediadora, considerando os aspectos geográficos de relevo, localização, tipos de massa de ar, índice pluviométrico, estações do ano, além de explicar o conceito geográfico identificado na região estudada.
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