08/08/2022
Vida Cotidiana e Microtransições: Rio Branco recebeu Paulo Fochi para palestra
O Colégio Rio Branco, em parceria com a Diálogos Embalados, recebeu Paulo Fochi, pedagogo, especialista em Gestão e Organização de Escolas e doutor em Educação pela USP, para a palestra “Vida Cotidiana e Microtransições”, realizada no dia 08 de agosto, na Unidade Higienópolis.
A diretora-geral, Esther Carvalho, realizou a abertura do evento, dando as boas-vindas aos professores, orientadores e coordenadores de diversas escolas e enfatizou o valor da formação profissional docente, que é um dos pilares da escola.
Durante sua palestra, Paulo falou sobre a importância dos pequenos momentos do cotidiano, o valor dos espaços, dos momentos, do tempo, dos materiais e, assim, da construção do bem-estar das crianças.
Paulo Fochi, pedagogo, especialista em Gestão e Organização de Escolas e doutor em Educacão pela USP
Paulo falou sobre as microtransições, a partir de reflexões e vivências que nasceram de sua experiência no Observatório da Cultura Infantil (Obeci), fundado e coordenado pelo pedagogo.
As macrotransições são como grandes mudanças, como, por exemplo, mudar de escola, mudar de ano letivo ou sair de casa para ir à escola, e as microtransições são as transições ou mudanças no dia a dia da rotina, como hora do brincar, momento da soneca ou do lanche, troca da fralda, hora de ir embora. Esses podem ser momentos tão comuns que simplesmente vão acontecendo e professores e educadores não dão o devido valor. É preciso pensar na individualidade de cada um, em que cada bebê ou criança tem seu tempo, e a importância disso no desenvolvimento.
Paulo Fochi destacou, ainda, o papel do educador nesses pequenos momentos para o desenvolvimento do aluno. “Se a todo momento, também, o professor interfere e não deixa a criança ‘fazer sozinha’, ela nunca vai criar sua autonomia, nunca vai resolver sozinha. A ideia é que a criança entenda que existe uma rotina e a mediação do professor ou da professora faz parte de todo o processo das microtransições” explicou.
A diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, Paulo Fochi e a equipe da Diálogos Embalados
Galeria de fotos