08/04/2022
Os alunos do 6º ano conheceram o ateliê do artista ecológico Eduardo Valdetaro
Para aprender sobre como é a vida de um artista ecológico, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Higienópolis, durante a aula de Artes, conversaram com Eduardo Valdetaro. O ceramista, além de realizar belas obras artísticas, mostrou sua Agrofloresta, falou sobre a Mata Atlântica e sua importância para o planeta.
A atividade integrou os estudos sobre os primeiros povos humanos até a civilização suméria, e contou com uma atividade prática em argila.
Alunos realizaram encontro virtual com o artista
Para apoiar a atividade dos alunos, o artista ensinou tudo sobre o barro, argila e cerâmica. “Entendemos sobre a origem da argila quando está na natureza, como retirá-la e deixá-la pronta para o uso. Aprendemos, também, sobre como funciona argila pronta, esmaltes, queima, serralheria e fundição”, contou a professora de Artes, Gabriela Diaz.
Inspirados pela conversa, muitos estudantes desenham o artista ou suas obras enquanto ele compartilhava saberes.
Eduardo Valdetaro (1979, Cingapura) vive e trabalha na cidade de Registro. É artista visual e agricultor de sistemas agroflorestais, tem desenvolvido a sua prática artística e de plantio, influenciado pela busca de pertencimento, a cura da alma e da terra. Na floresta, realizou, no Vale da Ribeira, o plantio de mais de trinta mil plantas variadas. No campo da arte, dedica-se, desde 2016, à criação de obras em cerâmica e escultura, combinando acordelado com metais oxidados e experimentos com fundição. Nas séries recentes estão presentes temas como a morte de corpos físicos e celestes, civilizações do futuro e a vida como alteração da matéria.
Artista Eduardo Valdetaro
Galeria de fotos