30/04/2021
Reaja Explica: encontros online apresentam temas relacionados à sustentabilidade
O Grupo Reaja - Reflexão, Equilíbrio e Ação Junto ao Ambiente iniciou, no dia 08 de abril, sua mais nova iniciativa, o "Reaja Explica", uma série de palestras online para alunos e pais, com temas focados em sustentabilidade.
A professora Maryana Eiras, organizadora do projeto junto aos alunos do coletivo, contou que a proposta era trazer temas interessantes que envolvessem sustentabilidade, mas de uma forma diferente, dinâmica, crítica e divertida.
No primeiro dia dessa série de palestras, o tema foi “Recicle-se, reutilizando”. A convidada Andréa Roldan mostrou como reutilizar as cápsulas de café com criatividade, como por exemplo, para confecção de acessórios. A ideia surgiu para dar um novo significado ao que poderia ser descartado, criando peças autorais, divertidas e lindas. A segunda palestra deste dia, contou com a participação de duas ex-alunas riobranquinas, Giovanna Fazzolari, apoiadora de causas sociais e estudante de Direito, e Victória Bsaibes, apaixonada por construções e estudante de Arquitetura, que falaram sobre “Consumo Consciente e Sustentável no ramo da Moda”. Juntas, elas criaram a Venacci: "resolvemos construir este projeto juntas porque nos importamos com a quantidade de roupas abandonadas e que têm um potencial enorme para serem transformadas. Decidimos pela customização de roupas já existentes em nosso guarda roupa. Com isso, ajudaremos a todos a refletir sobre um consumo consciente e sobre a sustentabilidade presente no ato de reciclar e repaginar seus looks", destacaram.
No segundo dia de palestras o assunto discutido foi “Mudanças climáticas e a desnaturalização dos desastres no Brasil". A escritora Alessandra Petraglia, que é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, repórter e apresentadora no portal Catraca Livre, falou sobre como as alterações e desastres climáticos podem interferir em nossas ações do dia a dia.
No dia 22 de abril, a palestra teve como tema “Para que servem as plantas?”, com a convidada Andrea Pedroso, que falou sobre a importância do universo das plantas, cegueira botânica e como entender a importância das plantas de um jeito prático, dinâmico e divertido. A segunda palestra do dia abordou o tema “Como ser sustentável em grandes centros urbanos?”, com Luana Souza, mestre em Ciência Florestal com ênfase em Recursos Naturais. O encontro promoveu uma reflexão sobre sustentabilidade em grandes centros, abordando os principais problemas ambientais nas cidades e soluções, por meio de projetos desenvolvidos na grande São Paulo.
No dia 29 de abril, o palestrante Juan Cesar Oliveira Domingues falou sobre ações climáticas, problemáticas e engajamento dos estudantes, na palestra “Entrando no clima”. Luana Medeiros, criadora da Art seja flor, falou sobre secagem de flores e folhas e mostrou como é possível dar beleza e significado com as flores.