Dia Mundial da Educação: A Educação em mim
Giselle Simões Bernardes, professora de Química
Vivo e sinto a educação como um espaço de criação, de transformação contínua e progressiva de ideias, e me encanto profundamente pelo incomum apresentado nos mais diferentes contextos.
Ao longo da vida escolar, olhos atentos às fascinantes lousas daqueles que se dedicam à formação de tão jovens estudantes, sujeitos e atores da sociedade que terão que viver; rumo ao futuro ainda inexistente, frente às infinitas possibilidades de olhar o seu mundo, aproximando-os, então, da realidade a ser construída.
Uma grandiosa responsabilidade!
Repouso, não no sentido de acomodação, mas de reflexão, como princípio orientador, sobre as palavras escritas por Sacristán Gimeno:
“Moderno não é aquilo que é recente ou novidade ..., mas o que perdura e o que transforma a vida e a realidade”.
Nesse sentido, encontro na escola o lugar de reflexão e investigação crítica de minhas ações envolvidas no cenário fundamental da educação. Espaço esse onde é possível ressignificar as inúmeras teorias e buscar compreender as bases dos meus pensamentos e práticas de ensino, de modo a modificá-los com mais propriedade.
Minha missão como professora é contribuir para que os educandos consigam perceber a beleza que há no conhecer, no experimentar e na Ciência.