Loading...
01/09/2020

Riobranquinos passam para 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Os alunos riobranquinos das unidades Higienópolis e Granja Vianna do Colégio Rio Branco foram classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

A Olimpíada integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de das seguintes Sociedades Científicas: a  Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às sociedades, destinando-se aos estudantes do 8ª e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A prova da 1ª fase da olimpíada aconteceu nos dias 06 e 07 de agosto no formato online. Ao todo, participaram, entre as duas unidades, 46 alunos e conseguiram passar para a 2ª fase da olimpíada 34 alunos.

A olimpíada tem como objetivos: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

As professoras Maryana Eiras e Talita Mortale foram as responsáveis por auxiliar e orientar os alunos durante o cadastro e todas as fases da olimpíada.

“Os alunos ficaram muito motivados, engajados e realizaram a prova confiantes de um bom resultado. Acredito que o incentivo aos nossos alunos envolvendo tantas áreas interdisciplinares é essencial para o sucesso e reconhecimento de cada um. Fico muito feliz em ver os jovens se dedicando a ciência”, finalizaram as professoras.