01/10/2020
Alunos do 6º ano consolidam conteúdos de Espanhol por meio de jogos
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Higienópolis revisaram os conteúdos de Espanhol por meio de jogos.
Em um jogo de Escape Room, a história proposta foi a seguinte: os alunos haviam ficado presos na escola e precisavam sair de lá antes que anoitecesse, mas, para escapar, precisariam cumprir todas as missões, isto é, responder todas as perguntas e obter os três números secretos. Quando erravam, os alunos podiam responder novamente as perguntas, reforçando o aprendizado.
O outro jogo, chamado de Escola Mágica, simulava um videogame, em que todo o conteúdo para a prova foi repassado. Em três fases, representadas por três portas, os alunos deveriam conduzir o personagem, um aluno que queria ser aprovado. Para isso, ele deveria pular, desviar dos obstáculos, que são ações habituais nos jogos, e responder corretamente as perguntas para avançar. As perguntas retomavam toda a matéria estudada e, caso o aluno errasse, teria mais uma chance, mas perderia um pouco de vida. Havia também "checkpoints", trilha sonora, desafios e recompensas para aumentar a motivação.
"O desafio, a narrativa e o feedback imediato contribuíram para o interesse e a aprendizagem dos alunos e o resultado foi bastante positivo", destacou a professora Jenifer Ianof de La Fuente.
Confira os registros dos alunos no Padlet.