14/08/2020
Alunos constroem mural virtual sobre bairros e comunidades com costumes de outros países
Ampliando os estudos sobre as migrações ocorridas no Brasil, comparando os costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna vivem, as professoras falaram de bairros da cidade de São Paulo marcados por diferentes culturas.
Em um primeiro momento, os alunos compreenderam como se deram as migrações, exploraram as marcas deixadas pelas diferentes culturas em seus bairros e em suas famílias. Por fim, acompanharam reportagens que ilustravam como as marcas culturais estão inseridas em alguns bairros da cidade.
Ilustrando esse conhecimento, os alunos foram desafiados a construírem um mural na ferramenta Padlet com uma foto de um bairro ou comunidade que conhecessem ou tivessem ouvido falar, que tivesse costumes específicos de outros países.
Para as professoras, essa atividade teve como objetivos incentivar e ensinar os alunos a compararem costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vivem e, assim, reconhecerem a importância do respeito às diferenças.
Mural cultural feito pelos alunos