15/07/2020
Minha batata-doce: atividade de investigação amplia habilidades de comunicação
Os alunos do Infantil 2 da Unidade Granja Vianna participaram de uma experiência lúdica e de observação, utilizando uma batata-doce.
A professora propôs aos alunos que colocassem uma batata-doce num pote com água, para que, ao longo das semanas, observassem juntos, professores e alunos, as transformações provocadas pelo aparecimento de raízes, pequenos caules e, posteriormente, folhas, e compartilhassem suas impressões com o grupo durante as aulas no Meet.
Os elementos da natureza aguçam o interesse das crianças e proporcionar oportunidades de experimentação e de efetiva utilização desses elementos é uma forma lúdica de entender procedimentos de cuidado com as plantas, acompanhamento da sua evolução, observação das transformações. Assim como identificá-las pelo nome, sabor e características.
A atividade teve o objetivo de, numa situação de cuidado com as plantas, fazer com que os alunos comunicassem suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, colegas e adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Alunos observando a transformação da batata-doce