02/03/2020
Alunos aprendem sobre “Arqueologia e Patrimônio” por meio de rotação por estações de trabalho
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio iniciaram os estudos sobre Arqueologia e Patrimônio, nas aulas de História, por meio da estratégia de rotação por estações de trabalho.
Os alunos foram divididos em três estações diferentes discutindo o mesmo tema. A estratégia de aprendizagem consistiu em organizar as estações com propostas e objetivos diferentes que se completam, conforme explicou o professora Gisele Nogueira.
Na primeira estação o objetivo foi analisar diferentes publicações de jornais sobre descobertas arqueológicas no Brasil. Os materiais traziam teses de diferentes pesquisadores e a indicação era que os alunos respondessem à duas questões para nortear a discussão do grupo, desenvolvendo, assim, a oralidade e o desenvolvimento de argumentação.
Já na segunda estação, os alunos receberam imagens, indicação de vídeos e publicações de revistas especializadas sobre monumentos da Antiguidade Oriental. A partir destes materiais, foi necessário organizar um infográfico que relacionasse o monumento à civilização que o construiu, desenvolvendo, portanto, a habilidade de produção de material iconográfico sobre o tema.
Na terceira estação, os alunos foram orientados a escrever um parágrafo padrão, já orientado nas aulas de Redação, sobre categorias de análise de estudo das civilizações da Antiguidade Oriental, com o objetivo de aprimorar a habilidade escrita.
“Ao final, fizemos a sistematização da experiência, na qual os alunos compartilharam as diferentes produções e, assim, refletimos acerca da relação entre Arqueologia e Patrimônio nos estudos de História Primitiva no Brasil e Antiguidade Oriental”, explicou a professora Gisele.
Arqueologia e Patrimônio
Galeria de fotos