02/03/2020
Ex-aluno lança livro e conta como teve início seu interesse por Literatura
O ex-aluno Ricardo Vianna lança o livro "Sentimentos vãos" e conta um pouco sobre a publicação e os tempos de escola!
O livro é uma coletânea de 16 contos escritos durante seu primeiro ano de faculdade. "Cada um dos contos funciona quase que como uma metáfora para algum sentimento. Na época, eu não pensava muito sobre o que fazer com eles, só ia escrevendo sem um caminho certo porque é um jeito que achei para dar forma à muitos dos meus pensamentos. Ao mesmo tempo que eu coloquei muito de mim em todos eles, eles também fogem completamente de mim e a importância de cada história acaba juntamente nas sensações pelas quais passa um personagem qualquer", explicou o riobranquino.
Ricardo contou que seu interesse por literatura despertou na 3ª série do Ensino Médio, quando leu a “A Revolução dos Bichos”. “Acho que nessa época já tinham me sido fornecidas ferramentas que possibilitassem um melhor proveito da história e com o estimo de um primo que me comprou em seguida o 1984 eu acabei finalmente percebendo a importância dos livros. Depois disso, quanto mais eu me familiarizava com essa forma de comunicação, mais me dava vontade de começar a me expressar assim”, contou.
O primeiro texto escrito por Ricardo foi entregue para a professora Débora Menezes e foi a partir da atenção que recebeu, que decidiu continuar escrevendo. “Nunca tive um plano muito certo, ou um projeto claro sobre o que fazer com os textos. No começo era um espaço interessante que eu tinha para liberar todo o estresse do ambiente pré-vestibular, mas depois isso passou e eu continuei escrevendo como hábito. Mesmo depois de formado eu continuei mandando textos para a Débora, e o potencial que ela dizia ver em mim me motivava a continuar escrevendo. Eu lembro de um dia que ela disse que aguardava pelo momento que ela entraria numa livraria e compraria um livro meu, foi essa semente que depois me fez correr atrás de alguma editora que visse nos meus textos o mesmo que ela”, contou.
A participação no projeto literário Àliteração, no Rio Branco, também foi destacada. “Ele proporcionou outro ambiente para ser escutado e isso é suficiente para que se germine a vontade de falar. No meio da turbulência do ensino médio e da adolescência, escrever sempre deixou tudo um pouco melhor”, finalizou.
O lançamento do livro "Sentimentos vãos" será no dia 07 de março, às 19h, na Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2073).