26/10/2019
Encontro de Formação de Educadores
O Colégio Rio Branco realizou, na Unidade Granja Vianna, a terceira edição do Encontro de Formação de Educadores com as professoras Renata Cardinali do Nascimento, abordando o tema “Autoconhecimento na formação de educadores”, e Daniela Panizza Berzin, falando sobre “O som que brinca... desenvolvendo a consciência fonológica”, no dia 26 de outubro.
Foi uma manhã de trocas significativas e muito pertinentes à realidade que os professores presenciam e vivenciam nas salas de aula, com a participação ativa e divertida das educadoras presentes.
Durante o encontro, a professora Daniela trouxe uma abordagem teórica a respeito da Consciência Fonológica e as orientações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para seu desenvolvimento em relação a alfabetização.
“As vivências compartilhadas deram luz à importância dessa estimulação desde a Educação Infantil, sendo a Consciência Fonológica uma das habilidades capazes de predizer o desempenho futuro de uma criança no processo de alfabetização. Brincar, jogar, cantar e encantar! Tudo com muita consciência e intencionalidade”, contou a professora Daniela Panizza.
Formação de Educadores
A professora Renata destacou pontos importantes em relação ao autoconhecimento dos educadores, como: o prevalecer da consciência, o encorajamento aos rótulos, lentes que modificam crenças, pensamentos, emoções e ações e a criança interior, entendimento, perdão e aceitação.
Segundo a professora Renata Cardinali, o conhecimento ganha sentido quando utilizado para inspirar novas reflexões e condutas. “Estar entre educadores que buscam rever suas práticas e, em especial, rever a existência que antecede o ‘ser professor’, nos colocou em contato com a visão romanceada acerca dessa profissão, assim como nos permitiu visitar as fragilidades e complexidades enfrentadas em sala de aula no que tange a relação professor e aluno. Cuidar do professor implica em cuidar do cidadão que dialoga diariamente com conflitos internos e externos acerca do relacionar-se com o outro. Assim, o caminho para o autoconhecimento se faz necessário quando buscamos usar a inteligência a serviço da convivência. Encontrar estratégias para modificar nossas condutas, se faz importante no ato de ressignificar crenças para que haja mudança de pensamentos, emoções e ações. A sala de aula é uma grande oportunidade de ‘conhecer-te a ti mesmo’”, destacou a professora.
O encontro contou com o apoio da diretora assistente da Unidade Granja Vianna, Tatiana Martinez; da coordenadora pedagógica, Katia Rascio; e das orientadoras educacionais, Carla Marquat e Carolina Fuentes.
Galeria de fotos