19/10/2019
RiobranCão: encontro para cachorros estimula reflexão sobre cuidados e responsabilidades com os animais
O desenvolvimento de habilidades, entre elas, a empatia, o comprometimento, a iniciativa e o trabalho em equipe, foi o foco do evento “RiobranCão”, que aconteceu na Unidade Granja Vianna, no dia 19 de outubro.
Alunos, familiares e educadores tiveram a oportunidade de aproveitar momentos especiais com seus cachorros, durante o evento, que contou com muitas atividades: pista de agility, piscina de bolinhas, oficinas, palestras e uma feirinha de adoção.
A iniciativa partiu dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, que discutiram questões relacionadas à formação das cidades e à qualidade de vida dos moradores. A partir desse estudo, descobriram que diversos elementos podem contribuir para gerar qualidade de vida aos seus moradores, dentre eles a interação do ser humano com animais. Durante a preparação do evento, os alunos puderam refletir, junto a profissionais da área (veterinários e adestradores) conceitos como: posse responsável, terapia com animais, sustentabilidade e ação social.
O evento proporcionou, aos alunos do 3º ano, diversos desafios relacionados ao planejamento e organização, trabalho em equipe, flexibilidade, liderança, boa comunicação. Numa ação voltada à responsabilidade social, os alunos organizaram o evento com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação aos cuidados, alimentação e carinho com os animais.
Riobrancão
Confira o relato da professora Karina Bisson
Um dia como os outros, uma aula sobre a qualidade de vida nos bairros, uma pergunta: “Para vocês, o que contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas em um bairro?”. Do pensamento infantil. surge uma resposta: “Passar o tempo com meu cachorro, brincar com ele...”. Parei, pensei e perguntei: “Mas em quais locais no seu bairro você pode conviver com seu pet?”. A resposta: “Na Cobase...”.
Conversa vai e vem e surge a pergunta: “Karina, por que não podemos entrar com nossos cachorros aqui e brincar? A escola é tão grande?”. Poderia simplesmente responder: porque é proibido e finalizar, mas resolvi instigar. Disse a eles que era um espaço com muitas pessoas e que havia regras de convivência dentro da escola, que essas eram pensadas para garantir a segurança e bem-estar de todos. Aí surge a nova pergunta: “Mas por que não podemos ter um dia de cachorro?”. Expliquei para eles que não é assim, que todos os eventos na escola envolvem autorizações e uma equipe e que, além de tudo isso, a regra era clara: “É proibida a entrada de animais na escola”.
Como de praxe dessa nova geração, eles não aceitaram e perguntaram: “Mas se a gente quisesse muito esse dia, com quem a gente tem falar?”. Respondi que seria com a Direção da escola. E eles falaram: “Queremos ir lá!”. Na intenção de ensiná-los de que na vida tudo tem um caminho, que temos que trabalhar o poder de argumentação e que as regras têm que ser seguidas, deixei com que eles fossem procurar a Tatiana Martinez. Quando eles voltaram achei que chegariam com o “não” de resposta e aquela “doce” explicação que a Tati sabe dar às crianças diante dos pedidos mais absurdos... Mas eles voltaram saltitantes e me pediram ajuda para escrever uma carta proposta.
Ainda imaginando que isso não daria em nada, auxiliei na escrita da tal carta. Eles entregaram e o assunto parou ai. Meses depois, eis que vem a notícia: o evento foi aprovado! Todos abraçaram a causa, acolheram a ideia e chegamos no dia de hoje! Só posso dizer que trabalho em um lugar onde as pessoas sabem ser parceiras e acolher as novas ideias. Além disso, tem as famílias, que também são super parceiras e muito envolvidas. Hoje é o dia dos pequenos e seus familiares, junto com a equipe e toda comunidade riobranquina colherem o fruto de todo o envolvimento deles com a escola!
Galeria de fotos