Cândido Portinari é um dos maiores expoentes da arte brasileira, não apenas por suas qualidades artísticas e pelo seu reconhecimento internacional, mas, principalmente, por contribuir com a fundação de uma cultura nacional no Brasil. Sua obra é ao mesmo tempo singular, ao retratar as mazelas sociais brasileiras, e universal, ao retratar o sofrimento humano.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em colaboração com a parceria global Aliança 8.7, lançou o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil em 2021, com o objetivo de promover ações legislativas e práticas para erradicar o trabalho infantil em todo o mundo.
O Ano Internacional foi aprovado por unanimidade em uma resolução da Assembleia Geral da ONU em 2019. O principal propósito do ano é instar os governos a fazerem o que for necessário para atingir a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
A Meta 8.7 conclama os Estados membros que tomarem medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças como soldados, e, até 2025, pôr o fim ao trabalho infantil em todas as suas formas.
Nos últimos 20 anos, quase 100 milhões de crianças foram retiradas do trabalho infantil, reduzindo o número de 246 milhões, em 2000, para 152 milhões em 2016. No entanto, o progresso entre as regiões é desigual. Quase metade do trabalho infantil ocorre na África (72 milhões de crianças), seguida pela Ásia e Pacífico (62 milhões).
A crise da COVID-19 trouxe consigo uma situação de maior pobreza para as pessoas que já se encontravam em situação de vulnerabilidade, podendo reverter anos de avanço no combate ao trabalho infantil. O fechamento de escolas agravou a situação e milhões de crianças trabalham para contribuir com a renda familiar.
Disponível em 2021 Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (OIT Brasilia)
REGULAMENTO
Público-alvo:
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e alunos do Centro de Educação para Surdos Rio Branco.
Categoria Adulto — Participação especial de pais, mães ou responsáveis.
Entrega dos trabalhos: De 31 de maio a 06 de agosto de 2021.
Divulgação dos resultados: Dia 30 de setembro.
Ficha de inscrição 2021
Critérios
Técnica livre de pintura ou desenho. Na técnica livre, subtende-se trabalhar sobre o papel canson A4 com a técnica preferida: tinta aquarela, guache, acrílica, pastel, giz de cera, nanquim, lápis de cor, caneta hidrocor, fluorescente, canetas pretas etc.
Cada participante poderá concorrer individualmente com apenas um desenho;
O desenho deverá:
1) ser identificado com nome, série e categoria no verso;
2) ser entregue em pasta compartilhada com a ficha de inscrição preenchida com autorização de uso de imagem;
3) ser feito em papel canson branco sulfite, canson ou similar, no tamanho A4. Para tinta, é necessário o papel de gramatura mais firme, como, por exemplo, A4 - canson ou papel vergé gramatura 300grs branco.
É proibida a cópia ou plágio de desenhos existentes e publicados em mídias sociais;
Serão eliminados os participantes que não atenderem aos critérios do regulamento.
Comissão julgadora
A comissão julgadora será composta por professores convidados, funcionários, alunos e membros da equipe pedagógica. Os desenhos serão submetidos à votação pelas redes sociais do Colégio ou presencialmente.
Classificação e premiação
Categorias: desenho em papel canson (A, B, C, D, E, F, G)
Categoria EFI A - 2º e 3º anos Ensino Fundamental, inserir desenho e ficha de inscrição aqui: CATEGORIA A
Categoria EFI B - 4º e 5º anos Ensino Fundamental, inserir desenho e ficha de inscrição aqui: CATEGORIA B
Categoria C - 6º a 8º anos Ensino Fundamental, inserir desenho e ficha de inscrição aqui: CATEGORIA C
Categoria D - 9º ano Ensino Fundamental e 1ª série Ensino Médio, inserir desenho e ficha de inscrição aqui: CATEGORIA D
Categoria E - 2ª e 3ª séries Ensino Médio, inserir desenho e ficha de inscrição aqui: CATEGORIA E
Categoria F - CES, inserir desenho e ficha de inscrição aqui: CATEGORIA F
Categoria adulto/família G, inserir desenho e ficha de inscrição aqui: CATEGORIA G
FICHA DE INSCRIÇÃO 2021
Cerimônia de premiação: A premiação será realizada na Noite dos Grandes Talentos, com formato e data a serem confirmados ao longo do ano.
Saiba mais:
O trabalho infantil é o trabalho da criança e do adolescente que viola o direito internacional e a legislação nacional. O conceito inclui as piores formas de trabalho infantil, como a escravidão ou práticas similares à escravidão, o uso de uma criança para prostituição por atividades ilícitas, trabalho realizado por crianças menores de idade mínima para esse tipo de trabalho. Saiba mais
Atualmente, na África, 72 milhões de crianças estão nessa situação, o que representa quase metade de todos os casos de trabalho infantil no mundo. A região é seguida por Ásia-Pacífico com 62 milhões.
Cerca de 70% dos casos ocorrem na agricultura e quase metade são de crianças em situações de perigo para suas vidas e saúde. A crise da Covid-19 adicionou o risco de pobreza a essas pessoas que já viviam em situação frágil, e pode reverter anos de progresso e de luta contra o trabalho infantil. Com a pandemia, homens e mulheres também ficaram mais expostos ao tráfico humano. Saiba mais
O Ano Internacional quer reunir ações contra a prática até dezembro. O prazo para submeter as promessas de ação dos governos é 30 de março. O progresso será documentado em blogs, vídeos e material de áudio.
Nos últimos 20 anos, quase 100 milhões de crianças foram resgatadas do trabalho infantil em todo o mundo. Entre 2000 e 2016, os números caíram de 246 milhões para 152 milhões.
O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, disse que não existe mais espaço na sociedade para esse tipo de prática que não só rouba o futuro das crianças, mas também lança as famílias na pobreza. Saiba mais
O Ano Internacional servirá como preparação a Quinta Conferência Global sobre Trabalho Infantil que está marcada para a África do Sul em 2022. Os participantes deverão apresentar os resultados de suas ações e fazer compromissos adicionais para acabar com a prática até 2025.
Em seus 100 anos de história, a OIT tem advogado pela abolição do trabalho infantil. Uma das primeiras Convenções adotadas pela Agência foi sobre a idade mínima de trabalhadores na indústria. Saiba mais
Para refletir:
IBGE: trabalho infantil diminui no país, mas ainda preocupa
IBGE: Brasil tem 4,6% das crianças e adolescentes em trabalho infantil
Professoras de Artes:
Anaí Marinho
Adelaide Monteiro
Denise Ayres
Elyete Yarid
Gabriela Diaz
Helena Negreiros
Janice de Piero