09/11/2020
Alunos da 3ª série do Ensino Médio abrem suas Cápsulas do Tempo
“Uma Cápsula do tempo é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que eles possam ser encontrados no futuro. Resgatar a emoção do momento vivido, relembrar os valores e sonhos de uma época…”
Nos idos de 2017, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna fizeram uma atividade diferenciada nas aulas de Artes: Cápsulas do Tempo para serem abertas em 2020, no final da 3ª série do Ensino Médio.
2020 parecia tão distante, mas foi logo ali que os alunos refletiram sobre o momento histórico e pessoal que viviam, fizeram atividades de autoconhecimento e, por fim, registraram suas impressões e sonhos para a nova etapa que viria: o Ensino Médio! Quem diria que 2020 nos reservaria tantas surpresas…
No dia 09 de novembro de 2020, tivemos a oportunidade de abrir, com nossos alunos, as cápsulas de 2017 e recordar o que esperávamos para este ano. Fizemos, também, uma reflexão do que nos espera para os próximos anos: a vida fora da escola, a universidade…
Foi um momento ímpar, alunos emocionados, relembrando suas histórias vividas ao longo de um ciclo nesta escola que é, também, a casa deles! Em um ano marcado por tantos sentimentos, foi bonito vê-los rindo, chorando de emoção e relembrando histórias. Todos muito sensibilizados com o momento atual.
Não haveria melhor momento para convidar estes mesmos alunos para participar, em conjunto com o Coletivo RUAS do BEM , com o Reaja e a Monitoria, de mais uma ação de responsabilidade social que o Colégio Rio Branco realiza.
A ação voluntária promove a alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social e, ao mesmo tempo, pretende impactar o espaço social pintando frases do coletivo para serem registradas nas ruas da cidade e, agora, de nossa escola, sensibilizando a comunidade escolar.
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio - o terceirão, que a cada dia se dedica aos estudos desta última fase e também se despede dos colegas de uma vida, valorizam a Arte como instrumento de reflexão sobre a sociedade e é em com todo o apoio da professora de Artes, Denise Ayres, que participarão deste projeto no dia 14/11.
O Colégio Rio Branco e o coletivo Ruas do Bem convidam toda a comunidade para participar dessa iniciativa doando alimentos não perecíveis. As doações devem ser entregues nas portarias das unidades Higienópolis e Granja Vianna até o dia 24/11. A ação conta com o apoio do Grupo Reaja e da Monitoria e será conduzida pela professora de Artes Denise Ayres.
A participação da comunidade educativa nestas ações corrobora para valorizar a Arte no nosso dia a dia.
Maria Eugênia Rossetti, orientadora educacional
Denise Ayres, professora de Artes