Itinerários Formativos Integrados

Experiências e processos de aprendizagem

Os Itinerários Formativos Integrados do Rio Branco unem várias frentes do ensino-aprendizagem e mantêm o olhar voltado para a formação de jovens cidadãos conscientes, atuantes e dispostos a promover mudanças. Eles se destacam por abranger quatro Eixos Estruturantes pelos quais se dá a interligação dos três itinerários propostos pelo Rio Branco: Vida e natureza; Pensamento e linguagem; Lógica e negócios.

Eles convergem por meio das práticas em sala de aula, pelas propostas dos professores, pelas dinâmicas dos projetos criados pelos alunos. Dessa forma, é possível analisar as várias soluções criadas pelos alunos para um único enunciado e perceber como eles conseguiram articular os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

Itinerários Formativos Integrados

Eixos Estruturantes

Os Itinerários Formativos Integrados são os fundamentos dos quatro eixos estruturantes:

Processos Criativos

Processos Criativos

Expressão e/ou construção de soluções inovadoras para problemas da sociedade e do mundo do trabalho.

Mediação e intervenção sociocultural

Medicação e intervenção sociocultural

Mediação de conflitos e proposição de soluções para problemas da comunidade.

Investigação Científica

Investigação Científica

Compreensão e resolução de situações cotidianas para promoção de desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Empreendedorismo

Empreendedorismo

Estruturação de iniciativas empreendedoras que fortaleçam a atuação com protagonismo.

Eixos estruturantes dos Itinerários Formativos Integrados

Itinerários Formativos Integrados

Middle School

Parte estrutural

Componentes curriculares comuns aos três itinerários, em que os mesmos temas serão trabalhados a partir de diferentes enfoques, práticas e/ou abordagens.

Parte específica

Componentes curriculares oferecidos de maneira exclusiva, de acordo com o itinerário escolhido.

Síntese (Ciclo 4)

Aprofundamento do trabalho realizado no itinerário escolhido.