Componentes Curriculares

Currículo

A partir de um currículo alinhado com as demandas da atualidade e comprometido com a formação de cidadãos que façam diferença na sociedade, os alunos têm a oportunidade de ir além das aprendizagens essenciais. Para isso, os componentes curriculares tratam de temas da contemporaneidade, auxiliando os jovens a ampliar sua visão do mundo, fazer relações entre fatos e acontecimentos e pensar em soluções para um mundo em rápidas transformações.

Língua Portuguesa

Área de Linguagens

Com o propósito de ampliar a capacidade expressiva e os aprendizados específicos, a área de linguagens contempla Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos, a partir de diferentes contextos, aprofundam as práticas de linguagens artísticas, corporais e linguísticas, com propostas permeadas pela reflexão crítica.

No componente curricular Língua Portuguesa, os alunos entram em contato, de forma mais ampla, com gêneros textuais de diversos campos de atuação: da vida cotidiana; da vida pública; das práticas de estudo e pesquisa; do campo artístico-literário; do campo jornalístico-midiático.

A língua mobiliza os diferentes saberes. Assim, as habilidades de escrita constantemente aparecem integradas com práticas linguísticas como as de leitura e as de análise linguística/semiótica.

O trabalho se desenvolve explorando de um lado as habilidades leitoras e de outro, as habilidades de produção discursiva (tanto de gêneros escritos quanto de gêneros orais).

Traços, sons, cores e formas

Artes visuais, Dança, Música e Teatro compõem o componente curricular Artes. Essas linguagens são trabalhadas nas aulas de Artes a fim de articular saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de ler, criar, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem.

O componente curricular Educação Física contempla três elementos fundamentais das práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna, pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado ao lazer, entretenimento ou cuidado com o corpo e a saúde.

Contemplando os eixos oralidade, escrita, leitura, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural, o componente curricular Língua Inglesa pretende integrar os alunos a um mundo globalizado e plural.

Corpo, gestos e movimentos

Área de Matemática

O ensino da Matemática está inserido na rotina escolar assim como na vida dos estudantes, de modo a complementar e aprofundar os conhecimentos a respeito do universo que os cercam. O processo de ensino e aprendizagem repousa na habilidade de contextualizar, abstrair e voltar a contextualizar envolvendo outras capacidades essenciais, como questionar, investigar, imaginar, visualizar, decidir, representar e criar. Nessa perspectiva, alguns de nossos objetivos de aprendizagem começam por resolver e elaborar problemas utilizando diferentes registros de representações matemáticas, na busca de solução e comunicação para expressar resultados encontrados, com o intuito de validar as conjecturas previamente estabelecidas.

Área de Ciências da Natureza

Para desenvolver o letramento científico, a área de Ciências da Natureza articula diversos campos, aproximando os alunos de processos, práticas e procedimentos da investigação científica. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de unidades temáticas (Matéria e energia, Vida e evolução, Terra e Universo), os alunos devem relacionar ciência, natureza, tecnologia e sociedade, por meio de conhecimento científico e tecnológico na compreensão dos fenômenos.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Área de Ciências Humanas

A área de Ciências Humanas permite aos alunos interpretarem o mundo, compreenderem processos e fenômenos sociais, políticos e culturais e atuarem de forma ética, responsável e autônoma diante de fenômenos sociais e naturais. Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos passam a analisar os indivíduos como atores inseridos em um mundo em constante movimento, aprofundando reflexões e questionamentos sobre as pessoas, os grupos humanos, as culturas e os modos de organizar a sociedade; as relações de produção e de poder; e a transformação de si mesmos e do mundo.

O componente curricular Geografia é composto por unidades temáticas: o sujeito e seu lugar no mundo; conexões e escalas; mundo do trabalho; formas de representação e pensamento espacial; natureza, ambientes e qualidade de vida. Nas séries finais do Ensino Fundamental, os alunos devem compreender a produção social do espaço e a transformação do espaço em território, entender o papel do Estado-nação em um período histórico cuja inovação tecnológica é responsável por grandes transformações socioespaciais, conjecturar as alternativas de uso do território, além de saber utilizar diferentes representações cartográficas e linguagens no entendimento do território, das territorialidades e do ordenamento.

O componente curricular História tem o objetivo de desenvolver a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem. Ao reconhecerem a existência de uma diversidade de sujeitos, os alunos têm a possibilidade de ampliar suas capacidades de pensamento crítico e de visão de mundo.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, o ensino de História é baseado em três procedimentos básicos:

» a identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico;

» o desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos selecionem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos;

» o reconhecimento e interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias.

Inovação Curricular

A inovação é vista no Colégio Rio Branco como parte do currículo e conta com componentes exclusivos, que trazem a complexidade do mundo atual para dentro da sala de aula. Além de fazer todo o sentido para os alunos, trabalhar os conhecimentos dessa forma é fundamental para a formação global de crianças e jovens.

Língua Portuguesa

Cotidiano em Questão

Os alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental contam com o componente Cotidiano em Questão, que tem o objetivo de trabalhar um mesmo assunto a partir de três pontos de vista diferentes: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Cultura Maker.

Os temas do cotidiano, próximos aos interesses dos alunos, são trabalhados de maneira complementar e partem de grandes eixos como empreendedorismo, sustentabilidade e direitos humanos. Assim, são possíveis produções que tenham impacto na realidade e maior significado, dentro e fora da sala de aula.

Os grandes diferenciais desse componente são:

  • Cultura Maker: aprender fazendo, com a "mão na massa" e tendo a tecnologia como próprio objeto de aprendizagem e investigação;
  • Ensino Investigativo: aprender investigando, desenvolvendo habilidades relacionadas ao fazer científico, como observar, analisar, descrever, comparar, selecionar, interpretar, elaborar hipóteses, testar, experimentar, concluir, entre outras;
  • Diferentes espaços: aprender muito além do ambiente da sala de aula, seja no corredor, na quadra, no pátio ou no CreateLab e nos diferentes laboratórios. Há diferentes espaços no colégio que podem ser explorados com um olhar cheio de investigação e criatividade;
  • Equipe multidisciplinar: aprender sobre um mesmo assunto com uma equipe de professores, composta por diferentes especialistas, que reúnem perfis e habilidades diversas.
Traços, sons, cores e formas

Jovem em Perspectiva

Para ampliar o debate sobre importantes temas relacionados à adolescência, as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental têm, como parte do currículo, o componente Jovem em Perspectiva.

A partir da construção de um espaço de diálogo aberto, tolerante e respeitoso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um olhar aguçado para si mesmo e também de aprender a se colocar no lugar do outro, discutindo as implicações, responsabilidades e consequências das atitudes individuais e coletivas. Tal abordagem tem como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais e ajudar os alunos na elaboração de seu projeto de vida, valorizando o autoconhecimento, a reflexão, a empatia e a solidariedade. Além disso, integra o módulo de Linguagens e Ciências Humanas, articulando tais propostas com os temas desenvolvidos em Artes, Redação e Espanhol.

Avaliação

Respeitando as especificidades de cada faixa etária, o ano letivo é dividido em Ciclos Fundamentais (C1, C2 e C3), que têm proposta, duração e estrutura avaliativa semelhantes. O Ciclo Síntese (C4) tem menor duração e estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem, assim como interesses dos alunos.

As notas dos Ciclos Fundamentais são compostas por diferentes instrumentos de avaliação. Os Trabalhos Cotidianos (TC), que têm o objetivo de analisar e avaliar, de forma contínua, o desempenho do aluno, individualmente ou em grupo, nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, permitem orientar e valorizar cada etapa do processo, sem enfatizar, apenas, o produto final. A Prova Unificada (PU), composta por questões dissertativas, e a Prova Teste (PT), composta por questões de múltipla escolha, fazem parte do processo avaliativo.

O Ciclo Síntese tem o objetivo de favorecer a personalização da aprendizagem, as necessidades e os interesses dos alunos, a partir do rendimento e conhecimentos trabalhados nos Ciclos Fundamentais. Utiliza como referência a Média dos Ciclos Fundamentais (MCF) para definir as atividades pedagógicas nos diferentes componentes curriculares. Dessa forma, os alunos podem integrar atividades de Aprimoramento ou de Consolidação.

As atividades de Aprimoramento contemplam as escolhas dos alunos quanto aos seus percursos de aprendizagem, por meio de projetos interdisciplinares. Na Consolidação, os alunos têm a oportunidade de retomar conteúdos dados ao longo do ano letivo.