Área de Ciências Humanas
A área de Ciências Humanas permite aos alunos interpretarem o mundo, compreenderem processos e fenômenos sociais, políticos e culturais e atuarem de forma ética, responsável e autônoma diante de fenômenos sociais e naturais. Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos passam a analisar os indivíduos como atores inseridos em um mundo em constante movimento, aprofundando reflexões e questionamentos sobre as pessoas, os grupos humanos, as culturas e os modos de organizar a sociedade; as relações de produção e de poder; e a transformação de si mesmos e do mundo.
O componente curricular Geografia é composto por unidades temáticas: o sujeito e seu lugar no mundo; conexões e escalas; mundo do trabalho; formas de representação e pensamento espacial; natureza, ambientes e qualidade de vida. Nas séries finais do Ensino Fundamental, os alunos devem compreender a produção social do espaço e a transformação do espaço em território, entender o papel do Estado-nação em um período histórico cuja inovação tecnológica é responsável por grandes transformações socioespaciais, conjecturar as alternativas de uso do território, além de saber utilizar diferentes representações cartográficas e linguagens no entendimento do território, das territorialidades e do ordenamento.
O componente curricular História tem o objetivo de desenvolver a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem. Ao reconhecerem a existência de uma diversidade de sujeitos, os alunos têm a possibilidade de ampliar suas capacidades de pensamento crítico e de visão de mundo.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, o ensino de História é baseado em três procedimentos básicos:
» a identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico;
» o desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos selecionem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos;
» o reconhecimento e interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias.