11/09/2025
Mariangela Hungria, riobranquina e referência mundial na agricultura, é eleita Eminente Engenheira do Ano 2025
É com grande orgulho que o Colégio Rio Branco celebra mais uma conquista de Mariangela Hungria, ex-aluna da turma de 1975, que acaba de ser eleita Eminente Engenheira do Ano 2025 pelo Instituto de Engenharia. O título é concedido desde 1963 e reconhece profissionais de destaque cuja trajetória tem contribuído significativamente para a evolução da engenharia e da ciência no Brasil.

Pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela é considerada uma das maiores especialistas do mundo em fixação biológica de nitrogênio e no uso de insumos biológicos para substituir fertilizantes químicos, área na qual lidera estudos pioneiros que revolucionaram a agricultura brasileira. Em junho, ela também conquistou o World Food Prize 2025, conhecido como o “Nobel da Agricultura”, pelo impacto de suas pesquisas na segurança alimentar e na sustentabilidade agrícola.
Com mais de quatro décadas de carreira, a cientista é engenheira agrônoma formada pela Esalq/USP, com doutorado e pós-doutorados em instituições de referência internacional como Cornell University e University of California – Davis. Além de pesquisadora da Embrapa, é professora de pós-graduação na Universidade Estadual de Londrina, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências.
Mariangela também tem atuação internacional em projetos de colaboração científica na Europa, Estados Unidos, América Latina, Canadá, Austrália e África, esta última com apoio da Fundação Bill & Melinda Gates. Suas pesquisas impactam mais de 40 milhões de hectares no Brasil, gerando uma economia de até US$ 25 bilhões anuais para agricultores e evitando a emissão de 230 milhões de toneladas de CO2 por ano.
A cerimônia de outorga do título de Eminente Engenheira do Ano 2025 acontecerá em outubro, durante as comemorações dos 109 anos do Instituto de Engenharia.
Para o Colégio Rio Branco, é motivo de grande alegria acompanhar a trajetória de uma eterna riobranquina que, com dedicação à ciência e ao meio ambiente, leva o nome do Brasil para o mundo.