09/05/2025
Leitura no Infantil 2: literatura e primeira infância
Combinando natureza e literatura no bosque da Unidade Granja Vianna, os alunos do Infantil 2 participaram de uma proposta de leitura, conduzida pela professora Andressa Spina.
A primeira surpresa foi a descoberta do título do livro pelas crianças - “Bem lá no alto”, seguido de uma conversa sobre o tema. As crianças observaram a capa e elaboraram hipóteses sobre a história. A leitura foi conduzida com bastante atenção às imagens e aos personagens.

Cada criança com seu próprio livro criou um vínculo especial com a leitura, tornando o momento mais pessoal e significativo. A revelação do título e o convite à troca de ideias antes da leitura estimularam a imaginação, preparando os pequenos para se conectarem com a história; e a observação da capa e seus detalhes incentivou o pensamento crítico. A partir de uma leitura envolvente, com entonação expressiva e ambientação acolhedora, foi criada uma vivência que valorizou as imagens e os personagens.
Esse tipo de trabalho busca desenvolver a linguagem desde os primeiros anos da infância. A literatura contribui para a expansão do vocabulário, a construção da comunicação, o preparo para leitura e escrita e, também, estimula a imaginação, a criação de cenários, o contato com emoções e o desenvolvimento da empatia.
Durante os períodos de leitura, as crianças exercitam a concentração, o foco e a escuta.