04/05/2022
Coletivo Humana Mente na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
O Coletivo Humana Mente, por meio da produção audiovisual "Sociedade: lugar de conviver", de 2020, foi selecionado para participar da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que acontece entre 27 de maio e 17 de julho.
O vídeo foi produzido de maneira exclusivamente não-presencial e sintetiza um dos temas discutidos pelos integrantes do Coletivo ao longo do segundo semestre de 2020, em encontros on-line. O filme é um registro dos encontros e desencontros de indivíduos e grupos e, especialmente, dos fluxos e obstáculos de uma sociedade urbana. Homens, mulheres, crianças, skatistas, freiras, motoristas e pessoas em situação de rua disputam, cedem, ocupam e transformam seus lugares.
Usadas pela maioria das pessoas no vídeo, as máscaras, marcas já consagradas do tempo pandêmico, representam o paradoxo do convívio em períodos de isolamento social. Cobrir nariz e boca, para comunicar-se pelo olhar. Manter distância, para estar junto. Ficar em casa, em nome do coletivo.
Afinal, em que lugar o homem é capaz de conviver? Esta é a reflexão que o grupo deixa a quem assiste ao filme.
Prestigie a Bienal e o Coletivo Humana Mente. A exibição do filme "Sociedade: lugar de conviver" acontece no Centro Cultural São Paulo.