Implementado em 2019 num processo de inovação curricular, o Ciclo 4, ou Ciclo Síntese, tem o objetivo de consolidar aprendizagens e aprimorar, ampliar e aplicar conhecimentos por meio de projetos e de resolução de problemas.
Como parte do projeto pedagógico do Colégio Rio Branco, essa experiência alinha-se ao desenvolvimento de competências expressas no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos valores e concepções do Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), do qual o Rio Branco faz parte.
A proposta do C4 está fundamentada nos seguintes princípios:
- personalização da aprendizagem, por meio de aprimoramento e consolidação de conteúdos essenciais de acordo com as necessidades específicas de cada aluno;
- trabalho em equipe e por projetos, utilizando postura investigativa, com aprendizagem voltada para a coordenação de diferentes pontos de vista na resolução de problemas;
- utilização de habilidades para estabelecer conexão entre os conhecimentos e a relação autêntica com temas da atualidade.
Respeitando as especificidades de cada faixa etária, os Ciclos Fundamentais (C1, C2 e C3) têm proposta, duração e estrutura avaliativa semelhantes. O Ciclo Síntese tem menor duração e estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem, assim como interesses dos alunos.
O Ciclo Síntese favorece a personalização da aprendizagem, as necessidades e os interesses dos alunos, a partir do rendimento e conhecimentos trabalhados nos Ciclos Fundamentais.
A avaliação dos alunos da Educação Infantil é feita continuamente, com acompanhamento e registros, com base em seu desenvolvimento, tomando como referência os campos de experiência, e os direitos e objetivos de aprendizagem, sem atribuição de notas ou menções.