01/10/2016
Simulação das eleições americanas
O ano de 2016 tem sido marcante para política nacional e internacional. A maior potência do mundo, os Estados Unidos da América, está disputando as eleições, sempre são marcadas por grandes divergências entre democratas e republicanos, palco para assuntos importantes como, imigração, política externa e política econômica.
Com foco nesse cenário político, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio do Colégio Rio Branco, Unidade Granja Vianna, participaram da atividade “Duelo Americano”, em que simularam todo processo das eleições americanas.
Os alunos do 3º ano foram divididos em dois grupos, Republicanos e Democratas, e desenvolveram e defenderam suas ideias e ideais frente aos eleitores, formados pelos alunos do 9º Ensino Fundamental II, 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Os alunos integraram uma simulação das eleições americanas
Os alunos Republicanos e Democratas foram responsáveis pela publicidade das ideias defendidas pelos grupos, por meio de panfletos, cartazes, vídeos, debate e discurso final. Após todo o processo, os eleitores votaram em um dos candidatos no dia das eleições.
Esse tipo de atividade tem como objetivo trabalhar e desenvolver o poder de argumentação, a capacidade de convencimento e, também, a coerência de ideias.
“A compreensão dessa problemática nos permite entender conteúdos referentes à atualidade, que serão cobrados nos vestibulares, bem como, opinar de forma fundamentada sobre questões que envolvam assuntos relacionados à geografia”, explicou o professor Lucas Martins, responsável pela atividade.